As bibliotecas das unidades escolares da rede municipal de ensino de Maringá vão abrir aos sábados para a comunidade. A primeira edição do projeto ′Biblioteca Aberta′ será neste sábado (2), na Escola Municipal Rosa Palma Planas, na Vila Morangueira, das 9h às 11h.
Para a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, a expectativa é expandir a ação para outras unidades até o final do ano. Ela relembra que o projeto ′Biblioteca Aberta′ surgiu a partir de uma proposição de crianças e adolescentes ao longo da Conferência Municipal de Meninos e Meninas no ano passado. “Nesta primeira edição, vamos abrir de forma experimental a biblioteca da Escola Rosa Palma Planas e avaliar a adesão da comunidade à iniciativa. Com isso, será possível identificar a frequência da abertura dos espaços aos fins de semana em novas edições.” A Cidade divulgará a programação completa do projeto em breve.
Nesta primeira edição do ′Biblioteca Aberta′, haverá contação de história, brincadeiras e atividades lúdicas. A comunidade também poderá usar o local para leitura, estudos e pesquisa. “É uma ação voltada para toda a comunidade, não apenas para os estudantes ou famílias que tenham crianças matriculadas na unidade escolar. O projeto é pioneiro e reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de uma cidade que é verdadeiramente de todos os maringaenses”, revela a secretária de Educação.
Outra atitude desenvolvida pela Prefeitura de Maringá é o ′Escola Aberta′. O projeto, criado em 2017 oferece o uso gratuito de quadras esportivas de 37 unidades à comunidade. Os ambientes podem ser utilizados no decorrer da semana, entre as 18h e 22h, e também aos finais de semana, das 8h às 22h.
Quem quiser usar as quadras deve ir até a Secretaria de Esporte e Lazer. O pedido deve ser realizado por pessoa maior de idade, mediante apresentação de documentos de identidade (RG ou CPF) e comprovante de residência de dois responsáveis.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução