Ao longo do ′Setembro Amarelo′, campanha de prevenção ao suicídio e que incentiva o debate a respeito da saúde mental, a Prefeitura de Maringá vai fortalecer as atividades feitas no decorrer de todo o ano. A programação terá palestras, ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além de ações específicas para jovens e adolescentes.
A abertura das ações será hoje no Auditório Hélio Moreira, às 8h30. Além da abertura, haverá palestra organizada pela Secretaria de Saúde com o psiquiatra Cleto Rocha Pombo sobre o assunto ′Vencendo a depressão e resgatando vidas′. O intuito das atividades é proporcionar o diálogo a respeito de medidas de prevenção em saúde para valorização da vida.
No dia 12 haverá a palestra ‘Setembro Amarelo – Construindo o sentido da vida′ com a psicóloga Maressa Vieira França, no auditório da Secretaria de Saúde, às 15h. Já nos dias 14, 21 e 28 existirá um bate papo com pacientes sobre a promoção da saúde mental e acesso aos serviços, também às 15h, na UBS Pinheiros. No dia 15 será a vez de orientações e panfletagem de serviços de saúde, às 8h, na UBS Cidade Alta. Nos dias 25 e 29, haverá um ciclo de palestras em colégios estaduais sobre bullying e prevenção ao suicídio, com o projeto ‘Zoeira tem Limite’. Também no dia 29, existirá a Conferência Municipal de Juventude, com um debate sobre os temas bullying, prevenção ao suicídio, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e políticas públicas de juventude para promoção do bem-estar, das 8h às 17h, no Auditório Hélio Moreira.
TAXAS DE SUICÍDIO
Segundo dados do último boletim do Ministério da Saúde, a região Sul tem as maiores taxas de suicídio entre as regiões brasileiras, especialmente entre jovens de 15 a 19 anos. Ao longo da campanha, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) também preparou atividades específicas com jovens e adolescentes em colégios estaduais. Em junho, a Cidade lançou o projeto ′Zoeira tem Limite′, para acolhimento psicológico gratuito de jovens estudantes da rede estadual vítimas de bullying.
Para o secretário de Saúde, Clóvis Melo o trabalho conjunto entre todos os setores da sociedade é primordial para a promoção da saúde mental da população. Ele também revela que a Rede de Atenção Psicossocial de Maringá foi reforçada com melhorias estruturais e ampliação de profissionais, que atua de forma integrada aos serviços de saúde e outras áreas, como esportiva, cultural e assistencial. “O Setembro Amarelo nos convida a reforçarmos a discussão sobre saúde mental. Durante todo o ano, desenvolvemos ações como foco no bem-estar emocional da comunidade, seja na rede especializada ou nos demais serviços municipais.”
Maynara Guapo
Foto – Reprodução