Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Deus me conceda esses últimos desejos – Paz e prosperidade para o
Brasil.”(D. Pedro II)

CURTA

A semana da Pátria será mais curta para muita gente, principalmente para os servidores públicos. A Prefeitura e outros órgãos públicos já decretaram ponto facultativo na sexta-feira, dia 8 de setembro. Na prática teremos um feriadão prolongado. E que venha a prosperidade ao Brasil, conforme desejou D. Pedro II.

GUINCHO
Agentes de trânsito da Prefeitura começaram a apreender veículos irregulares. Os carros estão sendo guinchados e levados para o pátio de uma empresa particular contratada pela administração municipal. Muita gente, desavisada, não sabia da novidade e nem onde ir para retirar o veículo.

NOVIDADE
O governo do Estado abriu um processo de licitação para contratar uma empresa que ficará responsável pela guarda de veículos apreendidos. A Prefeitura de Maringá saiu na frente e já está fazendo isto.

INÍCIO
Somente uma empresa participou da licitação para pavimentar, com pedras irregulares, 4 quilômetros da estrada rural Paulo Guerra. A documentação ainda está em análise e, agora, quem sabe este é o início para pavimentarem os 350 km de estradas rurais do município.

IMPRESSIONADO
Um amigo que trabalha como motorista de aplicativo e tem contato com muita gente diariamente, está impressionado com a quantidade de pessoas que vem de outras cidades e estados para trabalhar e morar em Maringá. Ele observou que os “novos maringaenses” chegam principalmente da região do nordeste do país.

MEXIDA
Em praticamente toda eleição acontece alguma mudança na nossa lei eleitoral. Para as próximas eleições, um deputado do Partido dos Trabalhadores apresentou uma mini reforma justificando que são “pequenos ajustes, para aprimorar o processo”. O Código
Eleitoral deve ser a lei mais “mexida” da história.

FIO
O cantor Chitãozinho, irmão do Xororó, disse que o governador do Paraná, Ratinho Júnior, poderá contar com o seu apoio para uma possível candidatura a presidente da República em 2026. A palavra do cantor é no “fio de cabelo”.

EXPANSÃO
O Sicredi superou a marca de 40 mil pessoas colaboradoras no primeiro semestre deste ano e vai contratar mais pessoas para atender a abertura de novas agências pelo país. A estimativa é aumentar o quadro de funcionários em 13%, ainda este ano, oferecendo cerca de mil vagas para as 100 instituições instaladas no Brasil.

BRASILLLL
Os dados do IBGE revelaram uma triste realidade brasileira. Jovens e adultos que estudaram de 12 a 16 anos tiveram perda de renda mais acentuada que os menos escolarizados.
Nos mesmos dez anos (2012-2023), o rendimento médio dos que estudaram entre 12 e 15 anos recuou -11,2%. Para aqueles que estudaram 16 anos ou mais, o tombo foi ainda maior: -16,7.

COMPARTILHE: