A ciclovia da avenida Mário Clapier Urbinati, no Jardim Universitário de Maringá será inaugurada neste sábado (16). A cerimônia será às 10h, na Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco. Haverá várias atividades gratuitas e prestação de serviços para a comunidade. Por meio da obra, que fortalece os investimentos da prefeitura em mobilidade urbana, o município chega a 45 km de ciclovias.
Com 750 metros de extensão, está situada entre a Avenida Mandacaru e a rua Cristal. Para a construção, a Cidade investiu R$ 627 mil. A nova via tem ligações com outras ciclovias que já existem, chegando até bairros distantes. A ciclovia criará a primeira ciclorrota do município, ou seja, vias compartilhadas entre bicicletas e veículos motorizados com velocidade reduzida, ao se juntar com a ciclofaixa da Avenida Lauro Werneck.
Para o prefeito Ulisses Maia, investir na construção de ciclovias vai além de diversificar as opções de mobilidade urbana para a população. “É uma forma de incentivar hábitos saudáveis e a prática de exercícios físicos, o que promove o bem-estar e qualidade de vida da comunidade.”
Ele ainda recorda que as ciclovias estimulam a mobilidade ativa, o que atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, o trabalho da administração a cada ano é consolidar Maringá como uma cidade que oferece diversas opções de mobilidade para a população.
Ele relembra que as bicicletas equivalem a 6% dos deslocamentos no município, o que significa o dobro da média nacional em cidades de porte parecido, segundo o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).
A locomoção para o trabalho é a principal causa para o uso da bicicleta, com 37,2 mil deslocamentos, o que corresponde a 52% do total de deslocamentos. O levantamento do PlanMob aponta que o maringaense usa a bicicleta e as ciclovias para ir à escola ou faculdade (34%), compras e lazer (5%) e outras atividades (9%).
ATRAÇÕES
No decorrer da inauguração, a prefeitura vai oferecer muitas atividades gratuitas na Praça, incluindo os projetos ′Moeda Verde′, para troca de recicláveis por hortifrutis, e ′Óleo Zero′, para troca de óleo de cozinha usado por sabão. Haverá distribuição de pipoca e algodão doce, feirinha de adoção de animais, atendimento móvel do Procon com orientações e registros de denúncias, pintura personalizada em crianças e orientações de trânsito, com entregas de jogos educativos.
A comunidade também terá acesso a serviços de saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia. As atrações incluem apresentação de skatistas e a presença da turma de ciclistas do projeto ′Esporte para Todos′.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução