Início Colunistas A imagem que construímos é resultado das ações que praticamos

A imagem que construímos é resultado das ações que praticamos

Já refletiu sobre as repercussões de seus gestos? Como você é percebido e valorizado pelos outros? Você tem ciência de que a imagem que projeta é moldada não apenas por suas palavras, mas, acima de tudo, por suas ações?

O aclamado escritor e psiquiatra Augusto Cury provoca uma profunda introspecção ao dizer: “Quem reflete sobre as consequências de seus gestos compreende que somos mais respeitados pela imagem que edificamos dentro das pessoas do que pelo que vocalizamos externamente.”

Esta afirmação sublinha a essência da integridade, ética e responsabilidade. São estes pilares que fundamentam nossa reputação, tornando-nos dignos de confiança e estima.

De fato, as pessoas percebem quando genuinamente nos importamos com elas. O vazio das palavras sem a correspondência de ações é facilmente detectável. Quando a prática diverge do discurso, a autenticidade se esvai.

Nossas ações têm ecos semelhantes às ondulações provocadas por uma pedra em um lago. Até o menor gesto – seja um aceno cordial, uma palavra de conforto ou um sorriso sincero – cria ressonância positiva, construindo uma imagem resiliente e duradoura.

Esta ressonância não é limitada ao âmbito pessoal. No ambiente profissional, líderes genuínos, que exibem compaixão e são fiéis em suas ações, são mais valorizados. Tais líderes engendram uma cultura de confiança, motivando os membros a superarem-se.

Contudo, discursos eloquentes sobre humanidade e respeito, sobretudo em ambientes corporativos e até mesmo religiosos, por vezes não se alinham com a prática. Fala-se uma coisa, pratica-se outra.

Como, então, podemos nos posicionar diante desse cenário?

Primeiramente, é vital reconhecer o impacto de nossas ações. Valorizar a sinceridade e autenticidade, reconhecendo que as ações falam mais alto, é essencial.

Dicas para incorporar esses princípios:

Autenticidade: Seja congruente em palavras e ações. Evite reproduzir discursos vazios. Se luta para incorporar algo em sua vida, admita essa jornada. Valorize sua individualidade e autenticidade. Não se perca tentando ser o que os outros esperam de você.

Integridade: Seja verdadeiro. Evite falsas promessas. Mantenha-se fiel aos seus princípios e convicções. A integridade é uma escolha diária que reflete quem você realmente é. Considere o impacto de suas decisões, não apenas para você, mas para todos os envolvidos.

Responsabilidade: Assuma seus erros e aprenda com eles. Esteja disposto a corrigir e crescer. Responsabilidade é reconhecer o peso de suas ações e a influência que elas têm. Aceite a responsabilidade, não como um fardo, mas como uma demonstração de caráter.

Respeito: Cultive a gentileza, a empatia e a cooperação. Abstenha-se de julgar ou criticar desnecessariamente. Escute mais do que fale, procurando compreender as perspectivas dos outros. Lembre-se de que o respeito é uma via de mão dupla, tão importante para dar quanto para receber.

Ética: Evite comprometer sua integridade. Mantenha distância de práticas questionáveis. A ética não é apenas sobre o que é legal, mas o que é certo. Em todas as situações, procure o caminho que ressoa com sua consciência e valores.

Inspiração: Seja uma fonte de positividade. Aspire ao crescimento e busque enriquecer também a vida dos outros. Inspirar é tocar a vida das pessoas de maneira significativa, promovendo a mudança positiva. Seja o exemplo que gostaria de ver no mundo.

Em síntese, almejemos ser arquitetos de uma imagem que não apenas inspire respeito, mas que efetivamente melhore o mundo à nossa volta. No vasto teatro da vida, é a sinceridade em nossas ações, mais do que meras palavras ensaiadas, que genuinamente toca o espírito humano.–
Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: