“Os responsáveis que levam os filhos para a igreja, não vão buscá-los na cadeia.” (Içami Tiba)
CRIANÇAS
Neste domingo, amanhã, será a eleição dos novos conselheiros tutelares de Maringá e o conselho é verificar antecipadamente qual o colégio irá votar, levar o título de eleitor e um documento com foto. Serão 50 urnas disponíveis nos locais de votação abertos em todos os bairros das das 8 às 17 horas. Tipo eleição política, mas com menos colégios eleitorais.
POLITIZADA
A eleição do Conselho Tutelar neste ano está muito politizada. Um grupo de entidades até lançou um projeto “em contraponto às campanhas feitas por igrejas evangélicas fundamentalistas com pautas apenas religiosas”. A indireta foi bem direta para o pessoal que estaria trabalhando para eleger conselheiros com este viés religioso como prioridade.
CONTRAPONTO
Já um outro grupo atua como contraponto dessas entidades religiosas e já levou um documento para que os candidatos assinarem se comprometendo com pautas de um estado laico, proteção às minorias, LGBTS, indígenas e favoráveis ao aborto em determinadas situações. Ou seja, se dizem contra as ideias evangélicas “fundamentalistas”, mas propõem ideias que acreditam e defendem.
MISSÃO
Estão politizando uma função que já é regulamentada por diversas legislações e dividindo cada vez mais o papel do conselheiro e seus eleitores, como acontece e fica nítido quem é da esquerda e quem é direita. Não podemos chegar a ponto e dar um basta já nessa militância política dentro do Conselho Tutelar. A função do conselheiro é cuidar, acolher e garantir os direitos de qualquer criança e adolescente.
VICES
Os nomes dos pré-candidatos a prefeito estão surgindo, porém nenhum partido aponta o vice-prefeito. Quem serão os reservas dos titulares? O deputado Do Carmo tem afirmado que sua vice será a esposa do deputado Jacovós, a Sandra Jacovós. Comenta-se que o vice de Sílvio Barros será Wilson Matos Filho. Mas e o vice do atual vice Edson Scabora, que é pré-candidato declarado e nunca ouvimos nada sobre quem formará a dupla. As especulações apontam um nome feminino para faz par ao Scabora.
TUCANO
O vereador Altamir da Lotérica, que agora está com seus direitos políticos garantidos, deverá mudar de partido e ir para o ninho dos tucanos. Ele está empenhado na campanha do pré-candidato a prefeito Evandro Oliveira, da Unifamma e muito provavelmente deverá ir para o PSDB para disputar a reeleição para vereador.
EM BREVE
“Vitaminado” pela decisão favorável na justiça, Altamir quer saber da prefeitura como está o andamento do projeto da avenida João Pereira. Em 2021 o vereador fez a mesma cobrança e teve como resposta que “em breve” a obra seria começada. Vamos esperar que o vereador fortalecido e revigorado seja atendido em breve