Os golpistas ligam para consumidores afirmando que há atrasos nas faturas de meses anteriores e tentam “facilitar” a quitação de contas com valores alterados.
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica emitiu um alerta informando sobre esse tipo de golpe que vem ocorrendo em todo o Estado. Quando ligam , os estelionatários sabem até o número da unidade consumidora do alvo escolhido. Quando eles não conseguem convencer o pretenso inadimplente, o ameaçam com a troca do medidor e o corte do fornecimento. Denúncias indicam que a organização criminosa vem agindo principalmente em Curitiba, Londrina, Maringá, Sarandi e São José dos Pinhais.
A Copel lembra aos consumidores que eles podem acompanhar o histórico de pagamentos e eventuais débitos em aberto pela própria conta de luz ou usando os canais de atendimento ao cliente disponibilizados na internet. A consumidora Rosângela Souza estava ciente desses mecanismos e da importância de guardar as faturas pagas, por isso rechaçou na hora a tentativa de um falsário de lhe aplicar o golpe. “Eu não atraso o pagamento, então nem me preocupei. Além do mais, sabia que eles, mandariam um reaviso no talão seguinte”. A Copel orienta que o atendimento a clientes é feito por meio do telefone 0800 51 00 116, ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973.
Redação JP
Foto – Reprodução