Início Destaques do Dia Paraná Rosa terá edição no Terminal Urbano de Maringá

Paraná Rosa terá edição no Terminal Urbano de Maringá

No decorrer deste mês, período em que é realizado um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama e colo de útero, o Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o gabinete da primeira-dama, Luciana Saito Massa, organiza em todo o Estado mais uma edição do Paraná Rosa.

Ao todo serão quatro encontros com o intuito de sensibilizar as mulheres para a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Maringá receberá o evento no dia 21, no Terminal Urbano. A ação também ocorrerá nas cidades de Londrina no dia 07, Foz do Iguaçu no dia 28 e Curitiba no dia 31.

Diferente dos anos anteriores em que a campanha era comandada apenas pela saúde, nesta edição outros 18 órgãos da administração pública estadual estarão presentes oferecendo mais de 40 serviços, como emissão de documentos, oferta de vagas de emprego e estágio, orientações jurídicas, agendamento para testes de DNA, entre outros.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, serão ofertados vários serviços, porém, o foco principal continuará sendo a saúde integral da mulher. “Durante o Paraná Rosa será possível realizar o encaminhamento para que as mulheres possam fazer o agendamento dos exames de mamografia e citopatológico de colo do útero na unidade de saúde mais próxima à sua residência, receber vacinas, realizar o teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de orientações sobre a saúde bucal, mental, sexual e reprodutiva, além do tabagismo”, diz.

Segundo a primeira-dama Luciana Saito Massa, o Paraná Rosa é uma ótima oportunidade de unir forças e promover uma grande mobilização estadual. “O Governo já promove diversas ações durante o ano todo, tanto de saúde quanto de assistência social. A campanha Paraná Rosa é uma excelente oportunidade de reunir diferentes órgãos para continuar promovendo a saúde e ainda disponibilizar diversos serviços de ação social para toda a comunidade, especialmente para as mulheres. Neste ano teremos um grande Paraná Rosa em Ação.”

Além disso, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama na população feminina é o tipo mais frequente (excluindo câncer de pele não melanoma). São estimados 3.650 novos casos a cada ano no Paraná. Já o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais constante. Assim, 790 casos novos casos ao ano são estimados.

HOSPITAL DO CÂNCER DE MARINGÁ

O Hospital do Câncer de Maringá, pertencente ao Grupo Guirello, lançou no último domingo (1º) a Campanha Outubro Rosa com uma atitude inovadora: a venda de camisetas temáticas com o lema “Coragem, Cura e Confiança”. Todo o valor arrecadado será destinado à reforma dos 23 banheiros da ala de internação oncológica, onde todos os quartos já foram revitalizados.

Desse modo, a proposta da Campanha Outubro Rosa, do Hospital do Câncer de Maringá é humanizar e beneficiar o atendimento dos 15 mil pacientes que passam pelo hospital por mês em busca de tratamento da doença. O local tem 100 leitos para tratamentos do câncer, entre leitos de convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) e leitos particulares.

A diretora do Hospital, Lelê Guirello, convida a comunidade para aderir a companha. “A comunidade é convidada a aderir à campanha, tornando-se padrinho ou madrinha do hospital, adquirindo camisetas temáticas e contribuindo para essa causa nobre. Juntos, podemos fazer a diferença na vida dos pacientes e colaborar para a construção de um futuro com mais esperança e cura para todos os que enfrentam o câncer”, diz.

Quem quiser adquirir as camisetas temáticas é só entrar em contato diretamente com o hospital.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: