Início Maringá Prefeitura adota estratégia de microplanejamento de vacinação

Prefeitura adota estratégia de microplanejamento de vacinação

Para recuperar índices de vacinação e evitar a volta de doenças já erradicadas no País, a Prefeitura de Maringá se junta à mobilização nacional e adota a estratégia de microplanejamento, focada nas características regionais de cada comunidade e busca ativa de pessoas não imunizadas. Além disso, a Cidade segue com vacinação em horário estendido, até às 20h30 em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e faz ações de conscientização com apoio dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha. 

A ação estratégica de multivacinação, considerado um grande movimento de imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos será no Paraná entre os dias 14 e 28 deste mês. O ′Dia D de Vacinação′ será em 21 de outubro. Em Maringá, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para vacinação. Ao longo da campanha, os pais ou responsáveis devem procurar as UBSs e levar a carteirinha de vacinação para avaliação. A finalidade é avaliar se o esquema vacinal está completo, já que o Ministério da Saúde realiza adaptações nos calendários vacinais constantemente.

Assim, para incentivar a população na campanha de imunização, o município adotou segundo a recomendação do Ministério da Saúde a estratégia de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. A medida considera características geográficas, sociais, culturais e demográficas de cada região para recuperação de coberturas vacinais. Desse modo, entre os dias 27 e 29 de setembro aproximadamente 70 profissionais que atuam nas UBSs participaram de capacitação acerca da técnica. 

“É uma estratégia que nos convida a olhar para as particularidades de cada comunidade, monitorar o avanço naquela região e identificar as áreas de não vacinados para um trabalho personalizado e até mesmo de busca ativa dessas pessoas”, diz o secretário de Saúde, Clóvis Melo.

Ele relembra que a nova perspectiva, desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e inserida pelo Ministério da Saúde será adotada na campanha de multivacinação. 

Além da atuação nas comunidades locais, a Cidade realiza outras atividades para expandir a cobertura vacinal. Desde maio, a imunização nas UBSs Quebec, Pinheiros e Zona Sul segue em horário ampliado, com atendimento até às 20h30. Assim como nas demais unidades, a população pode receber vacinas de rotina, conforme o calendário vacinal. Os imunizantes contra a gripe e coronavírus também estão disponíveis a partir dos seis meses de idade. Além disso, Maringá faz ações em empresas e desenvolveu ao longo do ano diversas edições do ′Espaço Saúde′ com aplicação de imunizantes. 

Os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha são muito importantes na ampliação da cobertura vacinal e participam de vários eventos. A comunidade acompanhou os personagens no decorrer do desfile cívico da Independência do Brasil e na Viradinha Cultural, evento voltado às crianças e adolescentes.

Segundo o secretário de Saúde, Clóvis Melo, os dois personagens fazem parte das estratégias para conscientizar os pais e alegrar as crianças. “Vacinar é rápido e representa uma atitude de empatia e amor. Afinal, quem ama, vacina.”

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: