A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) em parceria com o Sebrae elaborou o primeiro ′Plano Municipal de Turismo′ (PMTur) da cidade e o resultado será apresentado hoje, às 16h30, no salão de eventos do Parque do Japão. Também será apresentada ′Place Branding′, pesquisa que buscou compreender a potencialidade turística de Maringá e região.
A elaboração do ′Plano Municipal de Turismo′, que terá duração de dez anos (2023-2033), passou por nove etapas, incluindo a formação de comitê, levantamento de documentos e realização de conferências. O processo envolveu representantes do poder público e do setor de turismo da cidade.
O plano é um projeto a longo prazo para fortalecimento de um setor que tem crescido a cada ano em Maringá e será encaminhado à Câmara Municipal para votação.
A elaboração do PMTur seguiu os eixos do ′Programa Destino Turístico Inteligente′ (DTI), do Ministério do Turismo: governança, inovação, acessibilidade, sustentabilidade, segurança, promoção e marketing, mobilidade e transporte e criatividade.
“Maringá é um polo econômico forte e que oferece diversas opções de turismo e lazer para quem vive e para quem visita a cidade. De maneira muito organizada e responsável, o Plano Municipal de Turismo vem para ampliar esse trabalho”, afirma o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora,
Já o Place Branding auxiliará no trabalho de ampliação do setor de turismo, pois a pesquisa buscou identificar e posicionar os lugares e destinos da cidade. O documento mostrará a visão de lideranças setoriais e governamentais e da população em geral sobre a cidade.
O processo de elaboração do ′Place Branding′ foi realizado com pesquisa qualitativa, que contou com workshops e entrevistas com a população e lideranças, além de pesquisa quantitativa, com auxílio das redes sociais.
Maynara Guapo
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