Início Maringá Município tem que remover 43 árvores por dia para zerar a fila...

Município tem que remover 43 árvores por dia para zerar a fila ainda este ano

Maringá reforçou nos últimos dias alguns serviços na área de arborização. Até a última terça-feira, a Cidade tinha 3.929 pedidos de remoção de árvores já com laudo florestal aguardando remoção, além de aproximadamente 10 mil pedidos ainda aguardando vistoria, de acordo com o Portal da Arborização da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb).

Em abril, a Prefeitura de Maringá havia prometido zerar a fila de remoção de árvores ainda neste ano, quando a Cidade tinha mais de 10 mil pedidos de poda ou remoção aguardando laudo e 3.598 já com laudo emitido pelos engenheiros florestais. Sendo assim, Maringá precisaria remover 43 árvores por dia para cumprir a promessa, porém, segundo dados, o município realiza em média cinco remoções diárias.

Em agosto o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas foi à Câmara de Maringá e deu uma quantia mais próxima da realidade. Ele prometeu que o município zeraria os protocolos de emergência.

A Prefeitura de Maringá no mesmo mês comunicou que para agilizar o processo, a Cidade contratou uma empresa terceirizada para auxiliar a Selurb nas remoções. De acordo com o Executivo, o contrato firmado via dispensa de licitação tem prazo de três meses e custou R$ 805.600, com a companhia atuando desde julho na remoção de árvores com parecer técnico na categoria “Emergencial”.

Ainda segundo a municipalidade, a contratação permitiu que a Secretaria de Limpeza Urbana expandisse a média diária de cinco para 15 remoções de árvores. A Cidade já trabalha em um edital para contratar uma nova empresa depois que o atual contrato terminar.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: