O ônibus estava lotado de trabalhadores contratados no Mato Grosso do Sul para trabalhar em uma indústria de papel no Paraná.
O acidente ocorreu em março de 2022 mas só agora foram divulgadas as verdadeiras causas da tragédia. De acordo com o laudo da perícia, o sistema de freios do ônibus apresentava desgaste e falta de manutenção e foi isso que ocasionou o tombamento que deixou 11 mortos e 20 feridos na PR-090 em Sapopema, Norte Pioneiro do Paraná. As vítimas eram todas trabalhadores que saíram de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, para trabalhar em uma indústria de papeis e embalagens na cidade de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus saiu da pista, capotou diversas vezes e despencou em uma ribanceira à margem da rodovia.”Ao avaliar o conjunto dos sistemas de freio posterior direito, observou-se que, tanto a superfície interna do tambor quanto a superfície das lonas, apresentavam camadas de poeira, concluindo-se dessa forma que o mesmo não estava funcionando adequadamente. Como tal circunstância não foi observada nos demais tambores e lonas, conclui-se que, no momento do acidente, o veículo apresentava capacidade de frenagem reduzida”, dizem os peritos no laudo. O ônibus pertencia à empresa Engemec, responsável pela contratação dos trabalhadores. O veículo não tinha autorização para transporte interestadual de trabalhadores.
Redação JP
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