Início Notícias Gerais Paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças

Paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) revela que 66,9% dos paranaenses querem presentear no Dia das Crianças, comemorado na próxima quinta-feira (12).

O percentual é menor do que em 2022, quando 74,4% das crianças seriam presenteadas, no entanto, esta é a terceira maior intenção de compras da série histórica da pesquisa, que começou em 2016. A principal causa para não presentear é não ter uma criança no círculo familiar ou social.

Quem tem criança em casa já deve ter recebido alguma dica ou até mesmo uma lista com os itens mais desejados. Obviamente, os brinquedos lideram na preferência e serão a escolha de 69,6% dos consumidores, considerado um percentual bastante acima dos 55,6% mencionados na sondagem de 2022.

Roupas e calçados tiveram queda, ao passarem de 45,7% das menções no ano passado para 28,7% neste ano. Os jogos educativos também devem ter redução este ano, com somente 5,3% das citações, ante 9,6% em 2022. Da mesma maneira os livros, que em 2022 receberam 5,1% das intenções de compra, em 2023 têm apenas 2,8%.

A gerente de loja de calçados e confecções Fátima Sampaio de Castro percebe que o movimento do estabelecimento já mudou nos últimos dias, mas a expectativa para maiores vendas está mais na reta final, que antecede o feriado.

Para a encarregada de loja de brinquedos Roseli Puerta de Brito o que faz a diferença para se vender bem é a variedade de produtos e valores distintos. “Temos brinquedos acessíveis até o mais sofisticado e estamos preparados com estoque para receber bem os clientes”. Ela nota que o movimento de pessoas começou a aumentar, entretanto é só na reta final que as pessoas vão lotar as lojas. “Tem aquele ditado: ‘a pessoa sempre deixa para última hora’. Mas nós estamos preparados, segunda, terça e quarta que será nosso dia de mais venda em brinquedos”, afirma.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: