Início Destaques do Dia Poços no entorno do Parque do Ingá completam um ano

Poços no entorno do Parque do Ingá completam um ano

Há um ano poços no entorno do Parque do Ingá foram instalados. A instalação faz parte de um estudo de alternativas para evitar as enxurradas e alagamentos que acontecem na área do Parque toda vez que chove forte.

Quem passa por perto nem imagina que uma placa de metal faz parte de um experimento científico muito importante. Embaixo dela existe um poço com mais de 5 metros de profundidade. O estudo é realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) a pedido da prefeitura.

Dessa maneira, o principal objetivo é definir a capacidade de absorção da água da chuva pelo poço e o nível de infiltração no solo. Ao todo, foram dois poços perfurados há um ano, porém, como qualquer experimento científico, nem tudo sai como o programado. A principal dificuldade foi com os equipamentos responsáveis por coletar os dados, que não funcionaram duas vezes.

Assim, a expectativa é que poços sejam a solução para o problema de alagamentos recorrentes, como os que aconteceram em volta do Parque do Ingá quando boa parte da pista emborrachada foi levada pela água. Por isso, é necessário avaliar a captação da enxurrada para ser qual o tamanho e quantos poços serão necessários para o escoamento da chuva.

De acordo com os pesquisadores, os poços também poderiam ajudar no restabelecimento de nascentes, pois facilitariam a infiltração de água dos lençóis freáticos. Eles acreditam que agora com o início da temporada de chuvas deve ser possível concluir o estudo.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: