O que é necessário para ser um sucesso? Por que algumas pessoas chegam ao topo? Ou, de forma mais realista: Por que algumas pessoas cheias de talento se afundam na mediocridade? São questões importantes. Embora as respostas que ensinem a “chegar lá” sejam totalmente subjetivas e pessoais, existem algumas características e princípios comuns atribuídos àqueles que já alcançaram o sucesso.
Existem ações e métodos repetidos por pessoas de sucesso. Isso não é surpreendente. O surpreendente é que, ao ler quais são essas ações, não vão existir revelações milagrosas. A diferença é que os vencedores executam essas ações todos os dias – e os perdedores não. Quais são as características que os vitoriosos têm em comum? Elas têm a POSTURA do sucesso – acreditam que podem conseguir qualquer coisa. Essa confiança deve estender-se aos seus produtos, seu trabalho, seus serviços e sua empresa.
Um forte sistema de crenças pessoais parece bastante óbvio, mas poucas pessoas o possuem. A maioria olha para fora de si, procurando dinheiro que podem “ganhar”, em vez de olhar para dentro, procurando o dinheiro que podem conquistar. Vencedores reconhecem oportunidades disfarçadas de adversidade. Agem. Oportunidades são enganadoras. Elas existem por todos os lados, mas poucos podem vê-las. Algumas pessoas, inclusive, temem as oportunidades, porque isso significa ter de mudar, e a maioria não confia em si mesmo o suficiente para achar que pode ou merece alcançar seus objetivos.
Ande com as pessoas certas – outras pessoas de sucesso. Frequente os lugares onde seus melhores clientes vão. Faça parte das associações de classe. Mantenha os amigos certos. Afaste-se de pessoas venenosas – aquelas que nunca chegam a lugar algum. Estes são chamados de “urubus”, pois só vão na boa, isto é, até que voam alto, mas sempre olhando para baixo, esperando alguém morrer.
Exponha-se ao que é novo. Se você não está aprendendo todos os dias, seus concorrentes estão. E eles não esperam por você. Informações novas são essenciais para o sucesso, a não ser que você seja como muitos que existem por aí, que acham que já sabem tudo. Se é esse o seu caso, parabéns para você, e boa sorte. Aliás, sorte, neste caso, é o que mais vai precisar.
Tenha as respostas que as pessoas precisam. Quanto mais puder resolver problemas, mais fácil será ter sucesso. Pessoas não querem fatos – querem respostas. Clientes não compram produtos ou serviços. Eles compram a solução dos seus problemas. Para obter essas respostas, você deve ter um conhecimento extraordinário do que você faz, além da capacidade, ajustando seus conhecimentos às necessidades que o mercado exige.
Explore suas forças! Abandone suas fraquezas!
Os desafios são o que fazem a vida ser interessante e vencê-los é o que faz a vida ter um significado. Todos os dias nós ouvimos algo como “o mercado está difícil”, ou “a concorrência está pesada”, ou “os clientes não querem comprar”, ou “os nossos preços estão muito altos”. Será que você está tomando as medidas certas? Atitudes para assegurar que irá passar por esse momento difícil sem muitos arranhões?
Como líder de uma empresa, por exemplo, a primeira coisa a ser feita ao perceber sinais de recessão no seu mercado, é implementar uma força tarefa conjunta entre todos os departamentos da empresa com objetivo de desenhar uma estratégia de ajuste de custos para enfrentar a recessão. Ser positivo envolvendo toda equipe, não deixando um plano de ajustes ficar na mão apenas do seu pessoal financeiro. Se isso acontecer, eles vão cortar tudo e todos sem medir as consequências.
Ajuste o mercado onde você trabalha. É incrível a quantidade de tempo que as empresas perdem com grandes problemas relativos a pequenos negócios. O grande guru dos nossos tempos, Peter Drucker, certa vez disse: “As empresas deveriam investir o seu tempo em oportunidades, e não em problemas”.
Ajuste os seus clientes. Ajuste os seus serviços ou seus produtos. Você não precisa vender tudo para todos. Geralmente 20% dos produtos ou serviços que você vende são responsáveis por 80% do seu lucro. 30% dos produtos – de baixo para cima – estão dando prejuízo para a sua empresa ou estão consumindo recursos que poderiam estar voltados para os produtos mais lucrativos. Descubra quais são esses produtos e livre-se deles. Lembre-se: Você não deveria estar procurando clientes para produtos. Você deveria estar procurando produtos para clientes.” Ajuste o seu plano de marketing. Se você não puder medir, não faça.
Esqueça de uma vez por todas essa coisa de “estratégico”. Não mantenha custos “estratégicos”, ou clientes “estratégicos”, ou produtos “estratégicos”, ou mercados “estratégicos”, se essas oportunidades não forem realmente “lucrativas” para a sua empresa. Todo problema traz uma oportunidade. Uma recessão econômica pode ser o melhor momento para você repensar o seu negócio, a sua carreira e se preparar para o futuro. Não à toa, eu disse: Explore as suas forças! Abandone as suas fraquezas! Nada menos que isso interessa.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.