Início Destaques do Dia 132 residências de Maringá vão receber pesquisadores do IBGE

132 residências de Maringá vão receber pesquisadores do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou este mês a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde em Maringá. Em todo o Brasil serão entrevistados moradores de 133 mil residências. No município a pesquisa por amostragem irá colher informações de 132 endereços.

De acordo com o chefe da agência do IBGE em Maringá, Cássius de Brito, é a primeira vez que o instituto faz a pesquisa em convênio com o Ministério da Saúde (MS).

“O Ministério da Saúde em anos anteriores já realizou essa pesquisa também com abrangência nacional, mas em parceria com outros institutos de pesquisa. A pesquisa faz parte de um conjunto de pesquisas feitas internacionalmente. Mais de 90 países fazem esse tipo de pesquisa de acompanhamento das condições demográficas e saúde da população, que tem como objetivo a medição de indicadores dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Vai permitir a comparação das condições de saúde e demografia da população brasileira com outros países”, explica Brito.

Ainda segundo ele, a pesquisa é completa. “Temos o foco em investigar as condições de saúde da população brasileira, principalmente de homens de 15 a 59 anos, mulheres de 15 a 49 anos, ou seja, os adultos em idade produtiva e a saúde das crianças de 0 a 5 anos. Nutrição infantil, desenvolvimento motores, cognitivos das crianças, vacinação, cobertura vacinal, que é direito humano e também é monitorado internacionalmente, planejamento familiar, pré-natal das mulheres, a intenção ou planejamento de casar, de terem filhos, conhecimento do uso de contraceptivos, fecundidade, quantos filhos as mulheres têm ou tiveram, tudo isso influencia na projeção que o IBGE faz na população do futuro.”

A pesquisa tem previsão de terminar no final de janeiro ou começo de fevereiro do ano que vem. Os moradores que quiserem confirmar se o entrevistador é realmente funcionário do IBGE pode entrar em contato pelo telefone 0800 721 8181.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: