“Livre-se dos bajuladores. Mantenha perto de você pessoas que te avisem quando você erra.”
(Barack Obama)
NATURAL
Parece que o prefeito Ulisses Maia já definiu quem apoiará para ser sucessor na Prefeitura. Essa semana ele bateu o martelo e confirmou seu voto e apoio para eleger seu vice, o pré-candidato Edson Scabora para prefeito de Maringá. É uma decisão natural, mas agora é preciso convencer toda a equipe da administração para vestir a camisa, não perder tempo e trabalhar bastante para aumentar a popularidade de Scabora. Com a “máquina” na mão, é muito mais fácil fazer uma campanha.
REFLEXO
E o reflexo dessa preferência, conforme comentários dos “analistas políticos”, é que caso a decisão do prefeito em apoiar o seu vice se concretize, o seu diretor do Procon, Flávio Mantovani, dificilmente vai se lançar como candidato a prefeito, pois sabe que sem o apoio da administração ficaria muito difícil uma campanha eleitoral para a Prefeitura e o risco de perder a cadeira de vereador seria grande. Uma decisão difícil e que certamente será sensata.
TABULEIRO
As peças do tabuleiro eleitoral começam a ser movimentadas. Ontem o ex-vereador Humberto Henrique, nome forte para concorrer à Prefeitura, deixou a presidência do Solidariedade de Maringá. Em seu lugar assume o ex-vereador e atual diretor do Procon Flávio Mantovani, que é o primeiro vice-presidente do partido e agora no comando fortalece sua pré-candidatura.
XEQUE-MATE
O apoio do prefeito é muito importante numa eleição. Caso Ulisses resolvesse dividir o apoio entre o seu vice e o seu diretor do Procon, corre um grande risco em favorecer o seu adversário Homero Marchese, que também é pré-candidato e segundo pesquisas divulgadas tem muitos eleitores. Mas como o prefeito sabe como funciona o jogo político, ele deverá carregar as suas forças em um único candidato.
MULHERES
Ontem aconteceu a reunião do PSD Mulher, que é coordenado por Akemi Nishimori. Ainda não se ouviu falar que o partido do governador, Ratinho Júnior, terá candidato a prefeito aqui em Maringá, mas enquanto isso as mulheres estão se organizando para fazer uma boa participação nas eleições do ano que vem. Elas não perdem tempo e nem oportunidades para promover encontros políticos, como o que aconteceu ontem na Acema. Enquanto (nós, homens) estamos indo… ela já voltaram há tempos.
GRÁTIS
E o nosso STF decidiu que nos dias de eleição deverá ter transporte público gratuito para a população com o funcionamento da frota completa das empresas que prestam serviços nos municípios de todo o País. O importante é carregar o pessoal para votar.
SISMMAR
Na próxima semana acontece a eleição da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) para a próxima gestão. Os comentários são de que a chapa da situação não está muito bem entre os servidores, e que as duas outras chapas de oposição que concorrem para comandar o sindicato podem surpreender e disputarem o segundo turno. Veremos.