Início Destaques do Dia 244 carros em estado de abandono são recolhidos pela Semob

244 carros em estado de abandono são recolhidos pela Semob

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) começou em agosto recolher carros em estado de abandono das vias do município. Desde o início da operação foram recolhidos 244 veículos, incluindo os abandonados, estacionados irregularmente, com licenciamento incorreto ou em situação irregular flagrados ao longo das operações de blitz.

A Ouvidoria Municipal registrou, ainda no começo da operação, 530 solicitações para remoção de veículos abandonados, contudo, desse total, diversos pedidos eram para o mesmo veículo.  

A remoção e guarda dos veículos são feitas pela empresa vencedora do processo licitatório. O serviço que será permanente é fiscalizado pelos agentes da Semob.

A lei municipal nº 9651/2013 proíbe o abandono de veículos, inclusive sucateados nas vias públicas. A empresa contratada pela municipalidade é acionada pela Secretaria de Mobilidade Urbana quando são identificados veículos abandonados, estacionados irregularmente, com licenciamento incorreto ou em situação irregular flagrados no decorrer de operações de blitz. Os automóveis são encaminhados para o pátio da empresa e os proprietários notificados. Caso não sejam retirados, os carros vão a leilão.

De acordo com o diretor de operações da Semob, Gilson Dias, a remoção dos veículos em estado de abandono das ruas permite que várias vagas de estacionamento voltem a ter essa função. “Os agentes são preparados para fazer a análise correta e acionar a empresa responsável pela retirada”, diz.

DENÚNCIA

Caso encontre um automóvel abandonado, o morador pode fazer a denúncia na Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 156. Os casos são encaminhados para a Semob para a avaliação.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: