Início Colunistas A essência da Motivação – Mundo de escolhas

A essência da Motivação – Mundo de escolhas

O ser humano possui duas escolhas na vida: ficar onde está, sem evoluir um único centímetro ou ir à busca de suas conquistas e alcançar objetivos pessoais e profissionais. Para alguns, isso é chamado de “livre arbítrio”, para outros “arregaçar as mangas e correr contra o tempo”. Não importa que denominação receba a força que move as pessoas.

A MOTIVAÇÃO é algo que se alimenta do interior de cada indivíduo, e cabe a cada um de nós fazer o seu papel. Por outro lado, vale lembrar que no campo organizacional, as empresas também possuem uma importante parcela de colaboração para motivar os profissionais.  A pergunta que se faz é: COMO TRABALHAR A MOTIVAÇÃO? O líder deve saber trabalhar com duas situações. Em primeiro lugar, perceber que ele estará diante de pessoas e estas são em sua essência muito diferentes, com reações e perfis diferentes.  O QUE FAZER? Saber aceitar as diferenças individuais e ao mesmo tempo trabalhar o potencial de cada um em prol do todo, da equipe, do negócio, do conjunto.

Em segundo, reconhecer que o grande desafio para se atingir metas passa por uma equipe motivada. Não se pode construir uma empresa, uma marca 100% em excelência e resultados com uma equipe 50% em comprometimento.

A reflexão passa por aqui:  Otimistas enxergam oportunidades nas dificuldades. Pessimistas enxergam dificuldades nas oportunidades!

O conhecimento é a maior arma dos motivados e só existe uma forma produtiva de obtê-lo, isto é, pelo treinamento, leitura de livros, consulta em sites da área, resiliência, coração aberto para aprender, em viagens e estudos. Nos dias atuais, mais do que em qualquer outro tempo, gerar resultados e garantir a satisfação de pessoas tornaram-se pontos vitais de extremo significado para qualquer empresa. Motivar e saber identificar quais são os verdadeiros talentos e principalmente reter estes talentos, passa ser o maior segredo de qualquer negócio que queira ser competitivo e se diferenciar da multidão. Nem tudo é ChatGPT no mundo.

Não raras vezes a empresa confunde suas equipes com uma atitude de liderança equivocada. Um bom exemplo é o de promover o melhor vendedor ao cargo de gerente de vendas. Neste caso, muitas vezes perde-se o melhor vendedor e se ganha o pior gerente. Não que isso seja regra, mas acontece com frequência nas empresas. Todo mundo sabe que dificilmente o melhor craque como jogador tenha se tornado o melhor treinador.  E, com a falta dessa visão, muitas empresas sucumbem no tratamento de suas equipes e cambaleiam de crise em crise por falta de foco em educação, motivação, liderança e treinamento gerando uma tensão constante em seus quadros.

O resultado disso? Um desempenho medíocre no trabalho, nas metas e  objetivos. Não basta apenas oferecer qualidade e tecnologia de ponta, é preciso mais que isso, conhecimento e uma equipe motivada e comprometida. Motivar pode ter vários significados, porém, o mais importante é saber identificar qual a opção mais indicada para sua equipe. Pode ser muito arriscado somente fazer planos com base no dinheiro, pois cada vez precisará de mais.

Quando alguém começa a se sentir desmotivado, passa a colocar a culpa no mercado, na concorrência, no preço e cria barreiras para si próprio que não consegue ultrapassar. Meu conselho para quem vive desmotivado é o seguinte: Perdeu a vontade de trabalhar porque não é reconhecido? Então trabalhe para você mesmo, sempre dando o seu melhor. Um dia alguém verá o seu esforço e o seu talento e virá lhe buscar ou lhe promover.

O mundo está recheado de histórias de sucesso de pessoas que se superaram por causa de suas atitudes positivas mesmo quando o barco estava naufragando. O resto é história de desmotivados… o negócio é saber trabalhar a árvore, mas entender que ela está no meio da floresta… e como árvore você não pode ser um forasteiro, um ilustre desconhecido no pedaço.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: