Max Verstappen chegou neste domingo (22) a 50 vitórias na Fórmula 1. Largando em sexto, o holandês tricampeão guiou sua Red Bull com maestria no Grande Prêmio dos Estados Unidos e conquistou o 15º troféu na temporada, igualando o seu recorde do ano passado.
Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou em segundo, e Lando Norris, da McLaren, em terceiro. Charles Leclerc, que largou na pole com a sua Ferrari, teve uma tarde para esquecer no circuito de Austin, no Texas.
O monegasco, que já havia largado muito mal e perdeu duas posições nas primeiras voltas, confiou na estratégia da equipe, de realizar apenas uma parada com pneus duros, e despencou no grid, terminando a corrida em sexto. Yuki Tsunoda anotou o tempo mais rápido no final, somando 1 ponto a mais para a AlphaTauri: 1m38s139.
A briga por posições começou forte já na largada em Austin. Charles Leclerc saiu novamente muito mal e foi ultrapassado na primeira curva pela McLaren de Lando Norris. Lewis Hamilton também tentou atacar já nos primeiros metros de pista, mas ficou preso entre as Ferraris e se manteve em terceiro, pelo menos até o final da primeira volta.
O heptacampeão apertou o ritmo de sua Mercedes e chegou fácil em Carlos Sainz. Os dois carros da Ferrari não conseguiam acompanhar o ritmo dos primeiros colocados e, em menos de dez voltas, Hamilton já tinha ultrapassado os dois, pulando para segundo. Verstappen, que vinha escalando o grid, também entrou fácil entre os três primeiros.
Piastri também girava muito rápido na pista e saltou diversas posições com facilidade, mas precisou abandonar a corrida na volta 11 com problemas técnicos — minutos antes, o piloto tocou sua McLaren com a Alpine de Ocon, que também recolheu o carro mais cedo. Na frente, Lewis Hamilton apertava o ritmo para cima de Norris.
Acompanhando o ritmo forte na pista, a Red Bull antecipou o pit stop de Max Verstappen e chamou o tricampeão para o box na volta 17. O holandês foi o primeiro a parar em Austin e manteve os pneus médios, com estratégia de três paradas. Assim que voltou para a pista, o piloto rodou uma volta mais rápida atrás da outra.
O pit stop da Red Bull mexeu com as equipes. Ferrari e Mercedes começaram a se movimentar para evitar um undercut, mas não conseguiram evitar a chegada de Max. A equipe inglesa chegou a cogitar se Hamilton conseguiria manter o carro mais cinco voltas com o pneu da largada, mas o piloto pediu para ir ao box o quanto antes e perdeu sua posição para Verstappen.
Na volta 28, que marcava exatamente a metade da corrida, o que parecia inevitável finalmente aconteceu: Max ultrapassou Lando Norris numa freada tardia e assumiu a primeira posição. Lewis Hamilton, em terceiro, aproveitou a disputa para diminuir em quase 2 segundos a vantagem do segundo, depois de um pit stop muito lento da Mercedes.
A McLaren tentou devolver a tática da Red Bull e chamou Norris mais cedo para o pit — o britânico trocou os pneus duros por um novo conjunto do mesmo composto. Só que a equipe de Verstappen agiu rápido e chamou o tricampeão para o box na volta seguinte, colocando um jogo de pneus duros para ir até o final da corrida.
Charles Leclerc, que assumiu provisoriamente a pole durante os pit stops, não aproveitou muito tempo na frente do grid e foi ultrapassado mais uma vez sem dificuldades por Verstappen e Norris. A tarde de domingo deixou claro para o piloto da Ferrari que o seu carro está muito distante do ritmo dos seus adversários. Ele chegou a ser ultrapassado por Carlos Sainz, seu companheiro de equipe, e Sérgio Pérez, da Red Bull.
Entre os pilotos que brigavam pela ponta, Hamilton era o único com pneus médios e aproveitou sua vantagem para apertar o ritmo. Volta a volta, o britânico foi diminuindo a vantagem de Lando Norris, até alcançar a ultrapassagem no mergulho da segunda curva. Assim que assumiu a segunda posição, Lewis soube pelo rádio: Verstappen lutava contra um problema nos freios da sua Red Bull.
O piloto da Mercedes apertou o ritmo para cima do holandês e chegou a ficar 1 segundo atrás na última volta, mas já não tinha mais tempo para brigar pela pole. Ainda assim, após a bandeira quadriculada, Hamilton celebrou muito a segunda posição. “Estamos evoluindo em vários aspectos. Estou muito feliz. Parabéns a todos da equipe e da fábrica”, disse o inglês pelo rádio.
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