A Cozinha Central Popular do Residencial Pioneiro Honorato Vecchi de Maringá está sendo construída e terá mais de 700 m2 com capacidade diária de produção de 3 mil refeições, que serão distribuídas entre os quatro restaurantes populares do município.
A estrutura também terá áreas qualificadas para manipulação de alimentos e espaço administrativo para nutricionistas analisarem todo processo de produção.
Desse modo, em todos os restaurantes populares uma refeição completa e reforçada custa R$ 3.
RESTAURANTES
Maringá conta com quatro restaurantes populares espalhados pelo centro e bairros (Ney Braga, Santa Felicidade e Tuiuti). São alvos prioritários do atendimento por meio do restaurante popular os idosos, trabalhadores, estudantes, aposentados, moradores de rua, desempregados, ambulantes, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.
De acordo com o contrato, a empresa é responsável por todo o processo de produção dos alimentos, aquisição dos gêneros alimentícios, contratação de recursos humanos, transporte e venda dos alimentos.
Além disso, dois nutricionistas da Secretaria de Assistência Social fiscalizam e acompanham diariamente os processos e a qualidade dos alimentos adquiridos e preparados. A composição do cardápio e a forma de execução de todos os processos, desde o pré-preparo, preparo e distribuição, são orientadas e regidas pelo contrato.
FIM DA MARMITA
Desde 15 de maio não existe mais a opção de marmita. A justificativa da decisão é por causa do final da pandemia de coronavírus. As marmitas passaram a ser oferecidas ao longo da pandemia e quando existia restrição de pessoas em espaços públicos. Durante o período foi implementada a venda de 500 marmitas diárias, no mesmo valor da refeição consumida no local, no Restaurante Popular Central.
Segundo a municipalidade, o objetivo é permitir que a quantia de refeições disponibilizadas em marmitas anteriormente proporcione alimentação de mais 500 pessoas. Sendo assim, o número de refeições servidas segue o mesmo. O Restaurante Popular Central comporta atendimento de 1250 pessoas.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução