Maringá registrou um aumento significativo de casos de coronavírus nas duas últimas semanas, sendo 246 testes confirmados. As informações constam no boletim publicado na última terça-feira (24) pela Secretaria de Saúde. O dia 24 foi o que teve o maior número de positivados, com 60.
Segundo o documento, não há mortes por complicações da doença. Existem dois internamentos, um na enfermaria e outro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no particular.
O secretário de Saúde Clóvis Augusto Melo explica sobre a importância de manter as práticas de higiene pessoal. “Apesar do isolamento ter encerrado, os casos de covid-19 continuam, por isso é importante que a população mantenha as práticas de higiene pessoal, como lavar sempre as mãos, uso de álcool gel, além de máscara quando apresentar sintomas gripais. Em caso de teste positivo para covid-19 é importante o uso da máscara e isolamento.”
Melo ainda reforça que o isolamento pode ser de cinco dias caso no último os sintomas parem e o teste dê negativo. Os testes rápidos podem ser feitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, além das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Desde o começo da pandemia em 2020 a Cidade registrou 162.352 casos confirmados de coronavírus. Entre eles, 160.111 pessoas já se recuperaram e 246 estão atualmente em tratamento (em isolamento domiciliar ou hospitalar), e 1.863 vidas foram perdidas devido às complicações da doença.
Segundo o boletim divulgado é possível identificar a situação de internamento. Até o fechamento desta edição, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a taxa geral de ocupação dos leitos de UTI para adultos em Maringá atingiu 94,85%. Já nos leitos de enfermaria, o índice é de 74,38%.
VACINA
A vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Quebec, Pinheiros e Zona Sul segue em horário ampliado, com atendimento até às 20h30. Como nas demais unidades, a população pode receber vacinas de rotina, de acordo com calendário vacinal. Também estão disponíveis os imunizantes contra a gripe e Covid-19, a partir dos seis meses de idade.
O objetivo da medida adotada pela Prefeitura de Maringá é aumentar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população. As UBSs funcionam em horário ampliado desde maio deste ano.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução