A reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) informa que no dia 6 deste mês foi comunicada oficialmente pela Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem) a respeito da retomada da greve pelos professores da Instituição que estava suspensa desde 15 de maio. O comunicado dizia que a retomada da greve foi decidida em assembleia extraordinária da categoria, realizada também no mesmo dia.
A administração central da UEM manifesta respeito ao direito constitucional de greve, expressando solidariedade ao movimento, reconhecendo a importância deste instrumento legítimo e legal.
A reitoria comunica ainda que as atividades administrativas da UEM seguem em funcionamento, além de todos os serviços considerados essenciais. Também manifesta o compromisso com a defesa dos direitos de todos os servidores da Instituição, permanecendo sempre aberta ao diálogo e à negociação respeitosa, pautada pelo bom senso, com vistas à busca de soluções que resultem na conquista de melhores condições de trabalho das categorias docente e técnico-administrativa.
Em relação à greve dos estudantes, a chefia de gabinete recebeu na última quarta-feira (8) o comando de greve que apresentou a pauta de reivindicações. Em assembleia na última terça-feira (7) convocada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) os alunos decidiram começar uma greve em solidariedade à paralisação dos professores e pela conquista de pautas estudantis próprias, incluindo a suspensão imediata do calendário acadêmico.
Com isso, ontem às 18h o reitor Leandro Vanalli se reuniu com os alunos para uma conversa.
Da Redação
Foto – Reprodução