Início Colunistas Oportunidades disfarçadas

Oportunidades disfarçadas

Por que os bilionários da Internet limitam o tempo que os seus filhos passam on-line? Mark Zuckerberg, Bill Gates e diversos altos executivos de empresas como eBay, Uber, Apple e Google preferem que os filhos leiam, desenhem e cozinhem em vez de ficarem nas redes sociais? Talvez suspeitem de algo que tratamos aqui, as oportunidades disfarçadas que estão no mundo real.

Sim, você pode aproveitá-las através do mundo digital, mas só conseguirá identifica-las se estiver presente no aqui e agora, atento às expectativas humanas ao seu redor.

O Uber foi concebido por alguém que esperava um táxi na chuva. A Netflix foi idealizada por um sujeito inconformado com uma multa exorbitante na locadora de ,vídeo. O Facebook foi pensado para que universitários elegessem as garotas mais bonitas do campos. Mais trivial, impossível. No que isso foi dar? Você sabe. A jornalista Alice Thomson, do jornal inglês The Times disse: “Deixe as crianças fazerem bolos em vez de assistirem ao Youtube e elas serão mais propensas a se sentirem estimuladas e se tornarem futuros magnatas da tecnologia”.

Preste atenção ao seu redor que as OPORTUNIDADES podem estar dentro de casa, no seu trabalho, no seu dia a dia. O americano Sherman Poppen observava com preocupação as filhas descerem uma montanha montadas num trenó. As meninas eram pequenas, a montanha alta e a peripécia parecia perigosa. Sendo ele um engenheiro, tratou de improvisar um equipamento mais seguro. Pegou um par de esquis, prendeu-os lado a lado com tiras de couro e entregou a criação para as filhas brincarem. FUNCIONOU. Este pai preocupado tinha acabado de inventar a prancha de snowboard.

Em pouco tempo a novidade se tornou popular na região, chamando a atenção de um fabricante de equipamentos esportivos. Mais do que um produto, o equipamento deu início a uma nova modalidade esportiva.

No distante século 19, o fazendeiro Joseph Glidden buscava uma forma de proteger sua propriedade  no município de DeKalb, interior do estado de Illinois nos EUA, contra a invasão de bandidos e animais. Em visita a um evento numa cidade vizinha, ele viu algo que estimulou sua IMAGINAÇÃO. Ele viu um trilho de trem com pontas de ferro nas extremidades, para manter bois distantes e evitar acidentes e ele pensou que se tivesse algo parecido em sua fazenda poderia afastar os intrusos. E nesta sequência, foi ele que inventou o ARAME FARPADO, invenção apontada como uma das 100 maiores da história.


Não vamos deixar o Brasil fora desta.
O nome dele é Robinson Shiba. Estava ele em passagem pela Chinatown de San Franciso-USA, ficou fascinado com o sistema take-away, ou seja, refeições vendidas em caixinhas de papelão para serem consumidas em casa ou outro local. Uma solução prática, moderna e econômica. De volta ao Brasil, ele decidiu lançar um negócio semelhante, ou seja, pratos orientais entregue numa caixinha. Ele então escolhe o nome de China in Box. Isso mesmo, a maior rede de comida chinesa do país foi fundada por um brasileiro descendente de japoneses. Se você achar que ele não fez nada demais, fica a pergunta no ar: Por que outro não fez? O sucesso é sempre de quem chega primeiro e bebe água limpa.

Por aqui também, uma história dos anos 1960. Os irmãos Nancy e Joaquim buscavam um nome para batizar o arroz que produziam em família. Ela tinha acabado de retornar de uma viagem e lembrou-se que nos Estados Unidos havia um arroz chamado Uncle Ben. Ela se perguntou, por quê? E respondeu para ela,  mesma algo tipo, ah, talvez porque lá é um nome comum e todo americano deve ter um tio chamado Ben. Daí se lá tem um tio Ben, aqui deve ter um Tio João pensou ela. E nasce o arroz Tio João, uma das marcas líderes de mercado.

Um cliente meu em São Paulo, uma das melhores empresas de arquitetura e construção, queria que o nome da empresa fosse curto e fácil de gravar. Como diz o meu amigo e cliente, fundador da empresa, Marcelo Prisco, queria algo como OMO que é fácil de gravar. Aí alguém numa reunião sobre a marca disse, então OMA. Nasce aí a OMMA uma das melhores empresas de arquitetura de São Paulo. E tenho ela como cliente, o que me proporciona alegria e satisfação.

O objetivo de uma matéria como essa é oferecer auxílio no encontro de saídas CRIATIVAS para o seu PROBLEMA. Essas coisas aprendemos por imitação, por invenção e por combinação. Pois, quando estamos confusos com alguma coisa, uma matéria ou um bom livro sempre ajudam a clarear as ideias. Espero ter tido esse êxito.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: