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Consumidor deve ficar atento a Black Friday para evitar golpes

A Black Friday leva muitos consumidores às compras para aproveitar as “ofertas” e “descontos imperdíveis”, porém, o que a maior parte não sabe é que por trás de muitas ofertas podem estar escondidas armadilhas, como descontos falsos, produtos de baixa qualidade, tudo embalado em farta propaganda.

Diante disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maringá lançou em todos os canais uma vasta campanha com o objetivo de alertar os consumidores. Os próprios advogados membros da Comissão de Defesa do Consumidor são os garotos-propaganda dos vídeos.

Eles questionam que as propagandas pagas podem ser fraudulentas, principalmente em épocas de Black Friday. Por esse motivo, chamam a atenção para o Código de Defesa do Consumidor e a denúncia nos órgãos competentes, como o Procon.

Afinal, propagandas enganosas são proibidas. “Evitem cair em golpes publicitários”, revelam.

Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro (na sexta-feira), mas pode ser antecipada por algumas empresas ou mesmo postergadas, dependendo da estratégia de cada companhia.

VANTAGEM

A Black Friday promete movimentar o comércio neste mês. De acordo com uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), 40,5% veem vantagem e pretendem comprar na Black Friday. O percentual está bem acima de 2022, quando somente 26,7% pretendiam realizar compras na data.

Ainda segundo a sondagem, 64,9% dos paranaenses estão aguardando a Black Friday para fazer as compras, seja para trocar o celular ou adquirir um pacote de viagens. No ano passado, apenas 41,4% dos entrevistados estavam esperando a data para fazer as compras.

Os mais jovens, entre 18 e 24 anos, são os que mais planejam comprar na Black Friday, com 30,9%. Em seguida ficam os consumidores na faixa etária dos 35 a 49 anos, com 28,2%. Na segmentação por gênero, não existe grande diferença entre homens e mulheres: 50,3% das entrevistadas veem vantagens da data, diante de 49,7% entre o perfil masculino. Em relação à renda, as pessoas com rendimentos entre dois e cinco salários mínimos são as mais animadas com a campanha de vendas e equivalem a 48,3%.

Conforme o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a Black Friday tem ganhado cada vez mais destaque para o varejo brasileiro e engloba praticamente o mês inteiro, na Black November. Muitos consumidores aproveitam as promoções para antecipar as compras de Natal. Neste ano, 31,4% dos paranaenses vão adiantar os presentes natalinos, a maior porcentagem da série histórica da pesquisa. “Esta data de descontos, que muitas vezes se estende pelo mês inteiro, está de modo crescente ganhando adeptos entre os consumidores, principalmente entre os mais jovens, além de cada vez mais ser utilizada para as compras dos presentes de Natal.”

Para o coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, os consumidores estão atentos e a prática de pesquisa com antecedência, para confirmar os preços, está cada vez mais alta. “A data é uma ótima oportunidade de vendas tanto para o comércio online quanto físico. Comerciantes devem aproveitar a data com descontos reais e atraentes, pois uma boa Black Friday pode alavancar as vendas no Natal, incentivar uma segunda compra e fortalecer a credibilidade da empresa, que é o elemento mais importante”, diz.

TIPOS DE PRODUTOS

Os produtos mais comprados serão eletroeletrônicos (vídeo game, notebook, tablet, celular, TV), com 45,9% das respostas, praticamente na mesma proporção dos eletrodomésticos, com 44,6%. Essa categoria de produto teve um aumento na procura em 2023, considerando que os eletrodomésticos receberam 27,5% das intenções de compra no ano passado. Os itens de vestuário e calçados também devem ser mais comprados, com 37,2%, ante 33% em 2022.

A categoria de produtos se diferencia entre os gêneros. Enquanto os homens querem comprar especialmente eletroeletrônicos, com 55,4%, as mulheres querem os eletrodomésticos, com os mesmos 55,4% e, como segunda opção, itens de vestuário e calçados, com 40,5%.

TÍQUETE MÉDIO

Os paranaenses devem gastar por volta de R$ 777,46 nesta edição da Black Friday, valor um pouco maior do que no ano passado, quando o tíquete médio era R$ 770,12. A maior parte dos consumidores, ou seja, 33,8%, vai gastar entre R$ 201,00 a R$ 500,00. Os que vão desembolsar mais de R$ 2 mil correspondem a 10,6%.

Para confirmar se as promoções são reais, os consumidores fazem pesquisa de preços, sendo que 41,5% farão essa análise uma semana antes da data e 40,8% já estão fazendo o monitoramento há mais de um mês.

Da Redação
Foto – Reprodução

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