Início Destaques do Dia Chuva intensa causa alagamentos na Cidade

Chuva intensa causa alagamentos na Cidade

A chuva intensa que atingiu Maringá na manhã de ontem causou alagamentos em várias regiões da Cidade. De acordo com a Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maringá registrou cerca de 50 mm de chuva de forma concentrada na manhã desta quinta-feira. Vídeos publicados nas redes sociais mostram alagamentos em avenidas Guaiapó, Morangueira, Doutor Alexandre Rasgulaeff, Francisco Ferreira de Miranda e Colombo.

Além disso, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antonieta Mattos Coutinho, do Conjunto João de Barro Champagnat, teve prejuízos. Houve infiltração de água em várias salas, o que cancelou as aulas.

Na avenida Guaiapó um registro mostra um “chafariz” saindo da pista devido a quantidade de água. Na avenida Morangueira, moradores registraram a enxurrada descendo pela via, que ficou alagada. Carros foram danificados. O Corpo de Bombeiros foi prestar socorro e o caminhão da corporação atolou no canteiro central. Outro caminhão foi acionado para ajudar o veículo que ficou encalhado a sair. A avenida funcionou em meia pista, por conta do trabalho dos Bombeiros. O barro ficou evidente, porém, a água ecoou.

Pessoas que trabalham ao redor, moradores e motoristas que passam diariamente pela avenida reclamam do trecho. Eles relatam que sempre enfrentam problemas todas as vezes que chove forte na saída para Astorga.

O Colégio Estadual Rodrigues Alves também foi alagado. Os pais dos alunos comentaram que sempre quando chove a situação se repete. O Núcleo Regional de Educação de Maringá por meio de nota informou que o colégio vai receber uma grande obra, de mais de R$ 1 milhão. Segundo o Núcleo, o problema da chuva de ontem foi devido uma calha entupida, que estava suja. A limpeza vai ser providenciada. O mesmo problema já aconteceu há dois anos.

Foram registradas poucas quedas de árvores, sendo uma na rua Joubert de Carvalho, que danificou a rede elétrica.

Por meio de nota, a municipalidade se manifestou sobre os alagamentos. “A Prefeitura de Maringá criou uma comissão especial para estudo de alternativas e elaboração de propostas para melhoria e maior eficiência dos sistemas de drenagem em toda a Cidade. A comissão envolve o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, Instituto Ambiental de Maringá e as secretarias de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Obras e Urbanismo e Habitação. Além disso, as equipes da Secretaria de Infraestrutura realizam serviço diário de limpeza de bocas de lobo. De janeiro a agosto deste ano, foram retiradas quase 400 toneladas de resíduos e entulhos dos bueiros da cidade.”

A gestão pública também informou a respeito do alagamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antonieta Mattos Coutinho. “A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação informa que as equipes realizam as manutenções necessárias na unidade escolar após o grande volume de chuva registrado na manhã desta quinta-feira (23).”

CRATERA

Moradores do Jardim Bertioga de Maringá estão na bronca por conta de uma cratera que se abriu nos últimos dias em um cruzamento no bairro. A cratera fica no cruzamento das ruas Pioneira Elvira Pereira de Quadros e Pioneiro Henrique Alves de Souza, sendo uma quadra do Contorno Sul.

Uma equipe da prefeitura esteve no local ontem de manhã para analisar a situação. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) interditou e sinalizou o local.

Os engenheiros das secretarias de Infraestrutura e de Obras Públicas fizeram a vistoria técnica do trecho. Eles verificaram que teve o rompimento de um tubo, causando problemas na rede de drenagem. A prefeitura vai contratar uma empresa especializada para execução da obra de forma emergencial, por meio da dispensa de licitação.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: