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Dez características de uma empresa que valoriza o trabalhador

O que faz de uma empresa um bom ambiente para trabalhar? Quais seriam os principais critérios para avaliar uma empresa e identificar se ela proporciona um ambiente saudável?

Todas as semanas escuto pessoas reclamando das empresas onde trabalham. Em vários lugares do mundo existe um movimento de demissão por insatisfação com as empresas. E boa parte dos demissionários são jovens, pessoas que não aceitam mais a cultura empresarial que, no passado, ignorava os desejos dos trabalhadores.

Mas, afinal, como saber se a empresa adota práticas que valorizam e respeitam os colaboradores?

Eu consultei o melhor da literatura sobre o mundo corporativo e reuni aqui algumas características. Penso que são critérios válidos para avaliar a sua empresa. Afinal, muitas das reclamações em relação às empresas têm mais a ver com certos melindres (ou, como dizem, certo mimimi) por parte do trabalhador do que necessariamente por se tratar de uma cobrança ou prática desrespeitosa da empresa. Ou seja, para avaliar o ambiente de trabalho é preciso ter bons parâmetros. É isso que pretendo oferecer para você.

Então… o que é essencial?

1- Cultura Organizacional Inclusiva e Diversificada: Uma empresa que valoriza seus empregados promove uma cultura de inclusão e diversidade, onde todos se sentem respeitados e valorizados independentemente de sua origem, gênero, idade, religião ou qualquer outra diferença.

2- Políticas de Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional: Respeito pelo tempo pessoal dos empregados, oferecendo flexibilidade de horários e, quando possível, opções de trabalho remoto.

3- Oportunidades de Desenvolvimento e Crescimento: Empresas que investem no desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores, através de treinamentos, cursos e oportunidades de progressão na carreira. Geralmente, funcionários ficam insatisfeitos se notam que não há perspectiva de crescimento no lugar onde trabalham.

4- Comunicação Transparente e Aberta: Um ambiente onde a comunicação é clara, aberta e bidirecional, permitindo que os empregados expressem suas ideias e preocupações. Muitas empresas dizem valorizar o que os funcionários têm para dizer, mas, quando verbalizam algo que indica discordância do chefe, perdem espaço e até são vistos como aqueles que torcem para dar tudo errado. Isso faz com que a pessoa evite falar o que pensa.

5- Reconhecimento e Valorização do Trabalho: Reconhecimento do trabalho duro e contribuições significativas dos empregados, seja através de recompensas, promoções ou simplesmente reconhecimento verbal – ou seja, elogios. Pequenos presentes em datas especiais também incentivam o profissional.

6- Práticas Justas de Remuneração e Benefícios: Oferecimento de salários competitivos e um pacote de benefícios que atenda às necessidades dos empregados. Sim, o salário importa. E pago em dia.

7- Autonomia e Confiança: Conceder aos empregados certo grau de autonomia e confiança para tomar decisões, indicando um respeito pelas suas habilidades e julgamento. De nada vale dizer que espera que os colaboradores sejam inovadores, ousados, mas criticá-los sempre que eles errarem por tentar algo diferente.

8- Feedback Construtivo e Apoio: Ninguém aperfeiçoa suas práticas profissionais sem receber feedback. Mas se o feedback for apenas para pontuar problemas, rapidamente a motivação vai embora. Além disso, estudos mostram que para cada crítica, precisamos de três elogios. Se a empresa não tiver consciência disso, vai minar o ânimo dos colaboradores. Portanto, é fundamental garantir feedback construtivo e suporte contínuo para o desenvolvimento pessoal e profissional.

9- Envolvimento dos Empregados nas Decisões: Inclusão dos empregados no processo de tomada de decisões, especialmente aquelas que afetam diretamente seu trabalho e ambiente de trabalho.

10- Valorização da Capacidade e Qualificação Profissional: Numa empresa, podem existir funcionários que possuem maior qualificação do que aquela exigida em suas funções. Noutras palavras, existem empregados que podem oferecer mais do que aquilo que é demandado pelo cargo que exercem. Se a empresa não observar nisso e não demonstrar interesse em vez ou outra aproveitar essas habilidades, o trabalhador se sentirá ignorado e isso pode afetar inclusive a sua autoestima.

Pegou a ideia?

Estes aspectos não são apenas indicadores de uma empresa que valoriza seus empregados, mas também são fundamentais para criar um ambiente de trabalho produtivo e positivo.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras |  Doutor em Educação

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