Início Maringá Prefeitura orienta comunidade sobre acesso gratuito aos tratamentos de prevenção ao HIV

Prefeitura orienta comunidade sobre acesso gratuito aos tratamentos de prevenção ao HIV

Amanhã é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. A Prefeitura de Maringá reforça as ações de conscientização para orientar a comunidade e profissionais de saúde a respeito das medidas de prevenção, acesso aos tratamentos e combate à discriminação. Dessa maneira, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), uma política pública gratuita primordial para redução da incidência de HIV tem 1.100 usuários no município.

Nesta sexta-feira (1º) a municipalidade promoverá capacitação para profissionais de saúde sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. O intuito é atualizar médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre a prevenção combinada, como a PEP e a PrEP, e demais tecnologias. A ação será no auditório do bloco 6 da UniCesumar, situada na avenida Guedner, 1610, a partir das 8h. 

De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, a finalidade é conscientizar os profissionais, garantindo atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes. “Precisamos orientar a comunidade, mas é fundamental garantir uma rede de saúde fortalecida. O município conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e também realiza orientações e atendimentos nas UBSs e UPAs”, diz.

Em 2022 a Cidade teve queda de 23,6% nos casos de infecções por HIV, segundo dados da 15ª Regional de Saúde. Em 2021, foram 384 novos casos e, no ano passado, a quantia de confirmações caiu para 293. 

Para o coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Marcelo Silva, as estratégias para prevenção ao HIV evoluíram e vão além do uso do preservativo. A Prefeitura de Maringá desenvolve estratégias de prevenção combinada na rede pública de saúde, que engloba oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP), entre outras.

A PrEP, por exemplo, é uma medicação de uso contínuo distribuída de modo gratuito pelo CTA e que evita infecções pelo vírus HIV. Em Maringá, o tratamento começou em 2019 e, desde então, 1.100 pessoas iniciaram o acompanhamento. Em vista disso, o CTA e todas as UBSs fazem testagem de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além da distribuição gratuita de autoteste de HIV, preservativos masculino, feminino e gel lubrificante. 

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: