“O que eu espero dos senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo.” (Winston Churchil)
PERFEITO
A prefeitura conseguiu fazer um orçamento perfeito para o ano de 2024, pelo menos foi a análise da Câmara de Vereadores que aprovou a lei orçamentária para o ano que vem do jeito que foi apresentada pelo Executivo, sem qualquer emenda.
CONTRAMÃO
Está difícil conseguir vaga para crianças na rede púbica de ensino no período integral. Na verdade aconteceu uma grande “contramão” na organização do próximo ano letivo onde o número de alunos para o tempo integral aumentou e a prefeitura reduziu o número de vagas. Talvez, nesse orçamento para 2024, poderia ter sido prevista a necessidade de maior investimento na área da educação para atender às famílias e disponibilizar mais vagas, que agora estão bem procuradas.
COMPLICADO
As solicitações para vagas de estudo em tempo integral estão chegando na Secretaria de Educação e no Conselho Tutelar. Muitos casos são de mães que conseguiram ingressar no mercado de trabalho para jornada o dia inteiro e estão preocupadas com os filhos, algumas já pensam em não aceitar o emprego. Uma situação realmente complicada que pode acabar no Ministério Público para notificar o município e exigir a abertura de vagas em período integral.
ESCURIDÃO
Está difícil para a prefeitura manter os espaços públicos iluminados com o aumento do vandalismo. São muitos locais espalhados por toda a cidade e utilizados pela população, como praças, academias da terceira idade, Meu Campinho, ciclovias e, agora, a iluminação de Natal que têm sido alvos de furtos de fios elétricos. Ninguém consegue impedir, e a escuridão vai tomando conta.
MEDALHA
O vereador Sidnei Telles é autor de um projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal de Maringá para criar a “Medalha do Mérito Religioso”, que deverá ser concedida para pessoas que se destaquem em ações de grande relevância com temáticas religiosas. Temos muitas pessoas que se dedicam nessas causas. Homenageados não faltarão para o título.
EMPREGOS
Quando todas as obras que estão sendo licitadas pela prefeitura começarem veremos um “boom” na geração de renda e trabalho. Somente com os processos para contratar empresas para a construção e reforma de diversas creches e escolas já movimentará o setor. Bom ver que as obras começam a dar bons resultados desde o seu início, se forem concluídas melhor ainda.
ÍMPETO
A prefeitura está encaminhando um projeto de lei para alterar a regulamentação dos Conselhos Tutelares. Já te, muita gente achando que as mudanças serão para “controlar” o ímpeto de alguns conselheiros recém-eleitos.
DISPUTA
Os conselheiros tutelares recém eleitos, tomarão posse e começarão a trabalhar no dia 10 de janeiro de 2024. Mas aqueles que tiverem pretensão de se candidatarem para as eleições municipais, deverão se afastar do cargo no final do mês de março. Dizem, que é certo, que pelo menos um, dos quinze, não vai nem esquentar a cadeira de conselheiro, e vai para a disputa.