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Gigantes da tecnologia não dão iPad para seus filhos

A importância de controlar o uso da tecnologia pelas crianças, destacando os impactos negativos da exposição excessiva a telas e a falta de interação. Por que será que os gigantes de tecnologia não incentivam o mundo digital antes de aprenderem o presencial? Aqui também vamos falar sobre pais educam, professores ensinam. O que será isso?

Começamos aqui com um alerta para o aumento do suicídio entre meninas nos EUA relacionado ao uso de tecnologia.  Sim, elas passam o dia se comparando com as meninas mais lindas do mundo todo, elas comparam os seus pais, as suas viagens, as suas roupas, o seu corpo e isso só fez aumentar, assustadoramente, o número de suicídios.  Esse número quadriplicou por lá. E o que a gente faz? Dá celulares para crianças de meses.

Esse é o questionamento! O hábito de dar celulares e tablets para crianças, destacando a falta de interação humana e os efeitos negativos do vício em telas. A sociedade de pediatria não recomenda nenhum tipo de tela para crianças com menos de dois anos. Mas é mais fácil fazer uma criança , de chorar oferecendo a tela. É triste e difícil. Mas é aqui que ensinamos EDUCAÇÃO.

Steve Jobs disse que nunca deu iPad para suas filhas enfatizava que controlava a tecnologia eram eles os pais e não a própria tecnologia. Pode ver alguém que não desgruda da tela, é um “quase morto” na vida. Não ouve, não fala, quase não respira e se estiver num carro morre mesmo pelo mau uso e se estiver na rua é atropelado e morre também, pelo mau uso.

O Bill Gates falou que suas filhas teriam computadores, mas antes elas teriam LIVROS. Sem livros é impossível você escrever a sua própria história.

E seu filho, da geração iPad, celular, computador, não aprende EDUCAÇÃO. Não aguenta assistir quatro ou cinco segundos de comercial, pula igual um maluco para voltar ao filme, aplicativo ou o que seja. Está na sala e grita: SUCOOOO … Está com você na rua e grita SORVETEEEE …. Ele acha que você é um iFood ambulante.

Eu ouvi isso de um outro palestrante, num evento educacional que participei também com a palestra de inteligência emocional. Ele disse: Existem duas escolas que eu não recomendo de jeito colocar os seus filhos: a escola mais longe da sua casa e a escola mais cara.

A primeira vai fazer você pegar trânsito, e trânsito acaba com a sua qualidade de vida. Ou a criança vai de van, uma hora para ir outra hora para voltar, e diz ele: eu já estive em uma van escolar e sei que aquilo é barulho, é grito, é choro. A outra, escola mais cara, apesar de tentadora, tem dois problemas, a falta de convívio com pessoas diferentes e a necessidade de você trabalhar como um maluco para conseguir pagar. Quanto mais você trabalha menos tempo tem com o filho e aí já viu, o mundo está cheio de gente rica e infeliz.

Eu sempre apresentei uma palestra para o mundo pedagógico, onde coloquei como tema: PAIS EDUCAM… PROFESSORES ENSINAM. O segredo é entender que a escola não é uma forma de terceirizar a educação do seu filho. Se você não tem tempo ou “saco” para educar um filho não vai ser uma professora que vai educar trinta crianças. Além disso, a escola padronizadora está cada vez mais obsoleta. O mercado de trabalho não absorve mais a mão de obra mediana, pensada desde a revolução industrial, mas indivíduos com habilidades especiais. A melhor escola explora as potencialidades individuais do seu filho, o melhor método é personalizado. Ensina a criança a PENSAR.

Então fico aqui pensando nos magnatas da tecnologia como  Bill Gates, Mark Zuckerberg, Elon Musk e outros gigantes da tecnologia que dizem para seus filhos irem brincar, fazer um bolo, ler um livro, andar de bike, jogar futebol e limitam o uso de celulares e tecnologia. Sabe que terão que usar, mas saberão usar. Tudo isso porque o mundo digital só ser para uma coisa: apenas ser ferramenta para auxiliar o mundo presencial.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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