O Vestibular de Verão 2023 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocorre neste domingo (10). As provas serão entre 13h50 e 19h, segundo o horário de Brasília, com aplicações em 12 cidades paranaenses.
As salas de prova abrem às 13h20, porém, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) comunica que os portões dos locais de prova estarão abertos desde às 12h para permitir que os candidatos cheguem com bastante antecedência. No total, serão 8.797 vestibulandos concorrendo a 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação.
Em Maringá, as provas serão exclusivamente no câmpus-sede da UEM. Candidatos também prestarão o vestibular em outras 11 cidades do Estado, como Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama, de acordo com a opção realizada momento da inscrição.
Assim, as modificações no formato do exame estabelecidas pela CVU no começo do ano e já inseridas no Vestibular de Inverno em agosto, seguem valendo para a avaliação deste domingo. A principal mudança foi a extinção da prova de conhecimentos específicos, com o propósito de que o candidato pudesse escolher por até três cursos distintos no momento da inscrição. O teste será formado por 50 questões de alternativas múltiplas, divididas entre as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma redação.
Conforme a CVU, as alterações implantadas no último concurso geraram resultados imediatos, como o registro do menor índice de abstenção dos últimos 15 anos, além de um melhor aproveitamento das vagas oferecidas. Nos anos de 2021 e 2022, por exemplo, 21% das vagas não foram preenchidas, mesmo antes do período de matrículas. Isso quer dizer que em média 480 vagas ficaram desocupadas imediatamente, depois da divulgação do resultado do vestibular. Com as mudanças no formato, a taxa de vagas não preenchidas caiu para 3,4% no Vestibular de Inverno 2023.
Alguns cursos que registraram vagas inativas nos anos anteriores, agora têm candidatos em lista de espera para as vagas ofertadas no primeiro vestibular do ano, como no caso da graduação em engenharia agrícola, desenvolvida no Câmpus Regional do Arenito, em Cidade Gaúcha. A expectativa é que o contexto positivo se repita para o Vestibular de Verão 2023.
Segundo dados adquiridos pelo questionário socioeconômico da CVU, 80,65% dos candidatos nasceram no Paraná. Destes, 38,49% residem em Maringá. Quanto à cor ou raça, 72,08% dos inscritos se identificam como brancos, 19,42% como pardos, 4,68% como amarelos, 3,75% como pretos e 0,07% como indígenas.
Os cursos mais concorridos desta edição do vestibular são medicina (466,16 candidatos por vaga na concorrência universal), ciência da computação (59,16), psicologia (50,36) e odontologia (50).
O gabarito provisório da prova estará disponível na segunda-feira (11), a partir das 10h. Já o resultado final do vestibular será publicado em 25 de janeiro do ano que vem.
ACOLHIMENTO DOS CANDIDATOS
A Prefeitura de Maringá fará uma ação de apoio e suporte aos candidatos ao longo do Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) neste domingo (10). Dessa maneira, haverá uma tenda na entrada da UEM com psicólogos e outras atividades para estimular os vestibulandos.
A tenda ficará próxima ao portão 2 da UEM (entrada pela rua Professor Lauro Eduardo Werneck), das 11h30 até os portões fecharem. A ideia da ação é da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes. O objetivo é oferecer um espaço de escuta ativa, com psicólogos preparados para acolher os vestibulandos. Também haverá distribuição de caneta, pipoca, pão de queijo e café, além de outras atividades de incentivo e ânimo.
Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, o momento da prova precisa de concentração, mas é necessário tranquilizar os jovens. “A nossa tenda será um espaço de escuta e acolhimento para ajudar os candidatos a lidarem com as emoções.”
Da Redação
Foto – Reprodução