Tenho constatado que um dos maiores desafios da jornada humana é lidar com aquilo que se sente. Suportar a dor e matar o orgulho. O impossível é apenas uma opinião.
Acabamos nos colocando dentro de uma ARMADURA e criamos um MURO entre nós e o mundo. Em algum nível, existe a ideia de que SENTIR é muito perigoso e essa ideia existe por causa da memória que carregamos. Este “muro” nós chamamos de orgulho, medo, vingança, ódio e diversos mecanismos de DEFESA. Porém, para seguirmos em frente na jornada, esse muro terá que ser destruído.
Não à toa, percebemos no mundo que os “desmotivados” são maioria, e eles se denominam “realistas”. Impossível não dizer que muitas vezes estes realistas podem até estar certos, mas são os OTIMISTAS que mudam o mundo. A vida tem nos mostrado diariamente que dificilmente você será O MELHOR sem antes ter sido O PIOR. Entre o sopé de uma montanha e o TOPO existe uma ESCALADA e esta é o SUCESSO.
Você só pode sustentar a FELICIDADE se conseguir suportar a TRISTEZA, pois o canal do sentir é o mesmo. Tanto a tristeza quanto a felicidade passam pelo mesmo CANAL. Portanto, ao bloquear sentimentos para não sentir a DOR, você também impede a possibilidade de sentir PRAZER.
Numa empresa, vejo citações do tipo, você SENTE lá fora e PENSA aqui dentro. Eu pergunto: Como vai ser você estar dentro de uma empresa só pensando se lá fora o seu filho estiver doente? Certa vez alguém disse que EMOÇÕES são como cavalos selvagens. Elas são indomáveis e os SENTIMENTOS são como corredeiras que você não controla e não sabe para onde irão te levar. Você irá precisar enfrentar a escola da VULNERABILIDADE e da INCERTEZA que os sentimentos trazem, para esse RIO desaguar no MAR.
Para isso será preciso ter HUMILDADE e CORAGEM. Sim, humildade para admitir que realmente as coisas não foram nada fáceis e coragem para encarar estas dores, o que significa olhar para o espinho e retirá-lo. Até dá para reviver aqui o escritor português Fernando Pessoa quando disse nestas palavras: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Ou seja, ele acreditava que ARRISCAR É VIVER. Isso me mostra que o mundo é dos ousados, dos insatisfeitos e que consolidam uma frase que criei e que acompanha as minhas palestras que diz assim: “O IMPOSSÍVEL É APENAS UMA OPINIÃO”.
Voltando ao nosso tema, essa vulnerabilidade só é possível ter a sua manifestação com o PROPÓSITO DA ALMA sendo DESARMADO. E, quando você percebe algo que não estava percebendo, sua consciência já estará em estado de FELICIDADE, pois teve a capacidade de tratar a dor. E PROPÓSITO é simplesmente aquilo que te faz levantar cedo para a vida, para o trabalho, para os seus negócios e também para o seu lazer. É o que chamo de sua CAUSA INFINITA. E quando você tem essa causa, você vive intensamente, mesmo com todo o seu ser vulnerável. Trabalho isso neste novo livro que estou lançando agora “PSICOLOGIA POSITIVA – Propósitos para inspirar pessoas a fazer acontecer” pela Editora Viseu.
A maior conquista da humanidade não diz respeito aos avanços científicos, mas sim a capacidade de tratar a dor, pois com todo o DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO e o acúmulo de DINHEIRO, ainda não aprendemos a lidar com a raiva, o ciúme, a inveja e a frustração. Mas isso não quer dizer que sou contra o avanço tecnológico e científico e muito pelo contrário, sou um USUÁRIO e um PESQUISADOR.
Se quer saber, nunca houve tanto dinheiro no mundo. No entanto, continuamos matando uns aos outros. Não há nada de errado com a tecnologia, com as maravilhas da arquitetura, da arte, da engenharia, do mundo do ChatGPT… não há nada de errado com o dinheiro. A questão é o USO QUE ESTAMOS FAZENDO DISSO. Ao mesmo tempo em que. existe a necessidade de aprender e crescer através do sofrimento, há também a incapacidade de lidar com a dor. SUCESSO É COMBATE. Esse paradoxo tem gerado um sofrimento desnecessário, por isso eu digo que se há algo de REAL VALOR nesse mundo é o autoconhecimento. Está aí um caminho!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.