A Prefeitura de Maringá lançou um assistente virtual no WhatsApp para automatizar a liberação de consultas especializadas, exames e cirurgias, o que facilita o acesso da população aos serviços de saúde. O chatbot, nomeado de ′Doutor Ingá′ informa os pacientes acerca dos procedimentos e envia a guia de liberação. Desse modo, os pacientes podem confirmar ou cancelar o procedimento de modo fácil e rápido, sem precisar ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS).
O assistente virtual encaminha para os pacientes os dados das liberações, como data, horário e local, além da guia online. Quando o usuário receber a mensagem, ele poderá confirmar ou cancelar o atendimento, segundo as opções de escolha e comandos oferecidos: SIM (para confirmar) NÃO (para cancelar, o que será considerado desistência). Assim, para pedir o agendamento para o novo dia é preciso entrar em contato com a UBS de referência.
Para o prefeito Ulisses Maia o propósito da ferramenta é garantir mais rapidez e comodidade aos pacientes. Ele relembra que diariamente são liberados mais de mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. “Toda essa comunicação era feita de forma manual, ou seja, os servidores precisavam ligar ou mandar uma mensagem para cada paciente, que precisava ir até a UBS retirar a guia. Com esse avanço que estamos implantando tudo fica automatizado. O paciente pode responder de forma rápida e ágil, de onde estiver. São mil pessoas a menos por dia nas UBSs e redução das ligações telefônicas.”
Para o procedimento, o paciente deve apresentar a guia que recebeu no celular e o pedido entregue pelo médico. A Cidade reforça que não pede dados pessoais ou qualquer tipo de pagamento por meio do WhatsApp. Em caso de dúvidas, as pessoas podem entrar em contato com a UBS de referência para verificar a respeito do agendamento. Os pacientes que não têm WhatsApp serão avisados por ligação telefônica sobre a liberação dos procedimentos, como já ocorre atualmente.
UBS VIRTUAL
A ferramenta ′Doutor Ingá′ faz parte da primeira etapa do projeto ′UBS Virtual′ para adoção de novas ferramentas na saúde.
Conforme o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o assistente virtual vai diminuir a quantia de pessoas nas UBSs, já que não é mais preciso ir até a unidade para retirada de guia, garantindo economia de papel e também atendimento ainda mais rápido para os pacientes que estão na UBS aguardando outros procedimentos.
Ainda segundo ele, outro avanço em fase de testes para implantação é o atendimento por meio da telemedicina. A ideia é oferecer alguns atendimentos de maneira online, com médicos que já atuam em Maringá. Dessa maneira, haverá aumento da oferta e mais comodidade ao usuário, que poderá receber atendimento em qualquer local que estiver.
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
A municipalidade orienta os pacientes acerca da importância da manutenção do cadastro atualizado nas UBSs para que eles sejam avisados sobre os agendamentos. Para atualização, basta procurar a UBS mais próxima do domicílio com documento pessoal com foto e comprovante de residência. Deve atualizar o cadastro o paciente que nos últimos seis meses teve mudanças em dados cadastrais.
Da Redação
Foto – PMM