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Procon orienta sobre trocas de presentes de Natal

Tradicionalmente, na próxima terça-feira (26) após o Natal, é comum as lojas estarem cheias de clientes querendo devolver ou trocar os presentes recebidos que não agradaram. Diante disso, o Procon de Maringá informa que quando a compra é pela internet, o consumidor tem sete dias de arrependimento. Com isso, independentemente do motivo, a pessoa pode não querer mais o produto e o vendedor precisa aceitar de volta, devolvendo o dinheiro.

Segundo o coordenador do órgão de defesa do consumidor maringaense, Flávio Mantovani, também é importante verificar o prazo para entrega. “Por exemplo, se comprar algo para ser entregue até o Natal e não chegou no prazo combinado, pode combinar um novo prazo com o vendedor ou pode falar que não quer mais o produto e receber o dinheiro de volta. Pode até pedir alguma indenização por dano moral se tiver algum tipo de prejuízo”, revela.

Já na venda presencial, a loja não precisa trocar. “Depende da política de trocas do estabelecimento. Por isso, é importante comprar no comércio. Você fala com o vendedor pessoalmente, a loja faz uma gentileza para você, para manter o cliente”, conclui Mantovani.

Além disso, quem tiver algum problema nas compras de final de ano pode ligar no telefone do Procon, número 151, ou ir até a sede na avenida Horácio Raccanello Filho, do lado do Terminal Urbano. É importante levar comprovante de endereço, nota fiscal, prints de conversas ou negociações.

VENDAS DE FIM DE ANO

O Procon realizou vistorias de orientação no comércio de Maringá. O propósito foi verificar se as lojas cumprem com as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entre os casos mais comuns estão precificação, promoção, divulgação de horários, fornecimento de notas fiscais, política de trocas, validade dos produtos, disponibilização do CDC e dos contatos do Procon, entre outros. Foram visitadas lojas no comércio de rua e em shoppings.

Os agentes do Procon verificaram algumas lojas sem o preço dos produtos nas vitrines. Com isso, foi dada orientação para que todas as mercadorias tenham preço visível para os clientes.

Segundo Mantovani, “nessa época aumenta muito o fluxo de pessoas no comércio de Maringá para as compras de fim de ano. Por isso, é importante estarmos atentos se as lojas prestam bom atendimento e serviço para os clientes”, afirma.

A equipe do órgão de defesa do consumidor também visitou mais uma vez lojas que já receberam as orientações em ocasião anterior para verificar se as medidas foram cumpridas. Não foi constatada nenhuma reincidência. Os estabelecimentos seguiram as orientações dadas pelo Procon.

Além disso, quem flagrar alguma situação irregular no comércio pode entrar em contato com o Procon para registrar reclamação pelo WhatsApp (44) 98402-0433 ou 98402-0278, atendimento no 151 ou no e-mail procon@maringa.pr.gov.br.

Da Redação
Foto – Reprodução

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