Muitas pessoas aproveitam as festas de final de ano, como Natal e Ano Novo para visitar parentes e viajar de avião. Diante disso, o Aeroporto Regional Silvio Name Junior de Maringá espera receber em torno de 25 mil pessoas a partir deste sábado (23) até 1º de janeiro de 2024.
Segundo o diretor de Operações da SBMG SA, Cleber Marian, aproximadamente 15 mil bilhetes de partida foram vendidos. Ele revela qual o destino que as pessoas mais procuram. “São Paulo e o Nordeste em primeiro lugar no mesmo patamar e depois as capitais da região sul.”
Marian dá dicas para não haver transtornos na hora do embarque. “Chegue com antecedência e não espere para se dirigir à sala de embarque, verifique a documentação pessoal, especialmente situações envolvendo menores”, salienta.
Recentemente foi inaugurada a ampliação da sala de embarque e com investimento de R$ 1,6 milhão, a sala quase duplicou de tamanho e passou a ter 709 m². A capacidade de passageiros por hora foi ampliada em 78%, passando de 662 para 1.182.
Em 28 de dezembro deste ano, o aeroporto terá um novo sistema para auxiliar nos pousos e decolagens em dias de chuva ou nevoeiros. O Instrument Landing System (ILS) vai melhorar a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista, o que evitará o cancelamento de voos. No Paraná, apenas Foz do Iguaçu e Curitiba tem a tecnologia.
BRASIL
Os 13 aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber aproximadamente 386 mil passageiros no período de 15 de dezembro de 2023 a 2 de janeiro de 2024, entre chegadas e partidas. Estão programados também 3.761 voos, entre pousos e decolagens. A projeção para a época de festas de fim de ano foi laborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas.
Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e de 3h para voos internacionais.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução