Início Destaques do Dia Hospital do Câncer precisa de doações de sangue

Hospital do Câncer precisa de doações de sangue

O Hospital do Câncer de Maringá está com o estoque de sangue praticamente zerado. Consequentemente, todos os tipos sanguíneos estão em falta, especialmente O+ e O-.

Segundo o enfermeiro supervisor do setor de coletas, Roni Marcos Bertoletti, é preciso 50 doações por dia, porém, estão recebendo somente por volta de 12 a 16. Além disso, um doador pode salvar até quatro vidas. “Não é possível prever quantas bolsas de sangue cada procedimento médico de emergência pode necessitar. É feito uma reserva para início do procedimento, porém, de acordo com a necessidade, vai solicitando mais”, diz.

O banco de sangue fica na avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1.763 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados das 7h às 12h. O local só estará fechado em 1º de janeiro. Não é necessário agendar a coleta.

Para ser um doador é preciso estar em bom estado de saúde e ser maior de 16 anos. Os doadores com 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou um responsável legal. Outros requisitos são ter acima de 50 quilos e estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos 24 horas antes da doação, não ter tomado antibiótico nos últimos 14 dias e não ter apresentado sintoma gripal também nos últimos 14 dias. É indispensável levar documento com foto. Ao longo da entrevista será verificado se existe algum empecilho para a doação.

Bertoletti faz um apelo. “Pedimos encarecidamente que as pessoas antes de sair de viagem venham até o Hospital do Câncer para fazer as suas doações.”

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: