Início Destaques do Dia Ruas Piratininga e Saldanha Marinho terão mudanças

Ruas Piratininga e Saldanha Marinho terão mudanças

Quem passa pelo cruzamento da avenida XV de Novembro com a rua Piratininga deve ter notado que foi instalado um novo semáforo. Com isso, haverá mais cinco ao longo da via. Os moradores mais próximos reclamam que sempre existem problemas, como acidentes ou risco de acidentes.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, estava planejado a instalação dos semáforos há algum tempo. “A intenção é fazer não uma via rápida, uma via de ligação direta, desde a avenida Colombo até a avenida Tiradentes. Lá começa com Saldanha Marinho, ali atrás do Colégio Gastão Vidigal, é interrompida hoje na avenida Brasil, então não permite essa ligação de um extremo ao outro aqui da área central.”

Ainda segundo ele, os cruzamentos serão abertos. “Essas duas ruas, Saldanha Marinho e Piratininga ganharão mão única, fazendo uma ligação boa para desafogar um pouco o tráfego na avenida Herval. Ali nas proximidades do Terminal Urbano é bastante congestionado. Na avenida Brasil, por exemplo, hoje o canteiro central é fechado e será aberto, obrigatoriamente tem que colocar um semáforo ali. Então, são cinco semáforos: Joubert de Carvalho, rua Santos Dumont, avenida Tiradentes, avenida Tamandaré, a gente vai ter então uma onda verde, vai desafogar bastante a avenida Herval. Cria uma ligação importante dentro do centro da cidade. Isso deve acontecer até o final deste semestre. Paralelamente no segundo semestre a gente pretende fazer a mesma coisa, em sentido contrário, na rua Basílio Sautchuk, ligando então da avenida Tiradentes até a avenida Colombo”, explica.

ESCAPAMENTO

Um morador do Jardim Alvorada reclamou do barulho e imprudência dos motociclistas e questionou Purpur se neste ano será fiscalizado as motos com escapamentos barulhentos.

O secretário relembra que a fiscalização já existe e que quando o agente de trânsito constatar que realmente a moto é barulhenta, já é feita a notificação, mesmo sem a abordagem, já que a moto passou por ele. “Tem muita multa por escape barulhento acontecendo. Quando a Semob faz as blitze, a maior quantidade de veículos apreendidos são motocicletas justamente com escape adulterado. A intenção da Semob com essas blitze que acontecem diariamente é tirar de circulação essas motos que circulam tanto de dia como de noite também. Então, se cair em uma blitz durante o dia, essa moto vai ser apreendida e vai ser uma moto a menos fazendo barulho de madrugada.”

A legislação municipal proíbe a comercialização de equipamentos que adulteram escapamentos de motocicletas, prevê que as motocicletas não podem emitir ruídos acima de 99 decibéis e a fiscalização é de responsabilidade do Procon.

A apreensão das motocicletas irregulares é feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), porém, agora o proprietário terá que dizer onde comprou o acessório irregular para a moto. Os estabelecimentos flagrados comercializando esse tipo de equipamento, recebem multa de R$ 3 mil.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: