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Pequenos gestos podem mudar o mundo

Sim, o foco aqui é tentar enxergar o melhor das pessoas, acolhendo-as com olhos de amor, com empatia e com esperança em tempos de tecnologia que é a nova palavra de ordem. A Inteligência artificial é ótima, machine learning (máquinas que aprendem) também, mas nem sempre essa tecnologia de ponta está à disposição dos pequenos negócios por exemplo.

Isso não é, entretanto, desculpa para o EMPREENDEDOR não ter a INOVAÇÃO TECNOLÓGICA presente em seu campo de trabalho, seja ele um restaurante, um serviço de delivery ou outro tipo de negócio. Os novos consumidores preferem lugares que aliam tecnologia e bom atendimento. No mínimo, ajuda muito oferecer uma reserva online, meios de pagamento eletrônicos que usam smartphone, ou um wi-fi que já disponibiliza um cupom de desconto para a próxima visita.

Um restaurante moderno vende uma boa comida, um atendimento com cordialidade de primeira, mas o seu cardápio pode vir num IPAD ao invés do tradicional menu, por que não? E não é por isto que ele perderá a sua identidade. O objetivo, no futuro dos negócios, é atender cada cliente de forma única. Hoje, os negócios estão um tanto perdidos, sem rumo, em se tratando de propostas de valor.

Pequenos gestos podem mudar o mundo. Sabe onde começa a EDUCAÇÃO DO MUNDO? Sim, ela começa dentro de sua casa. Você começa a influenciar quem está ao seu redor. Por mais desanimador que o quadro atual do mundo seja, vivenciar gestos de delicadeza, olhares de empatia, sorrisos verdadeiros, não tem preço.

Porque os momentos mais lindos da vida são aqueles em que nos sentimos lotados de alegria. Você pode ser o remédio de alguém, você pode despertar o melhor de alguém, você pode retirar a escuridão de alguém, e, às vezes, com um simples bom dia sorridente. Tente enxergar o melhor das pessoas, acolhendo-as com olhos de amor, com empatia e com esperança, lembrando que, pequenos gestos são capazes de mudar o mundo de uma pessoa que precisa tão somente de uma mão estendida. O mundo fica melhor desse jeito. Não tem outro jeito. E, por que não levar isso para o nosso mundo profissional?

Cada empresário ou profissional tem que fazer sua própria ruptura para colocar o seu cliente no palco, isto é, no centro da existência do seu negócio.  Esse é o FATOR HUMANO: Uma atenção onde não importa quanta tecnologia estiver presente, sabendo que são as pessoas que convencem outras pessoas a comprarem. E, ainda hoje, vemos gente perdendo clientes pelo troco, por pequenos detalhes, seja numa feira de uma cidade, numa padaria, numa loja de eletrodomésticos, numa antessala de atendimento de um dentista ou seja o que lá for. E se isso vem sendo importante para grandes redes, por que não também para os pequenos negócios?

Não à toa, a chamada área de RH Recursos Humanos deveria se chamar de área de TH Talentos Humanos, ou seja é a área da INTEGRAÇÃO entre todos, seja o motorista que está na estrada o chefe do pátio de manobras, o administrativo, o gerente ou o presidente. Quando uma empresa contrata jovens que estão na faculdade, não é somente para serem atendentes de uma loja por exemplo, até se cansarem e pedirem demissão. É para aproveitar a APTIDÃO de cada um. Aliás, cabe aí até um capítulo à parte com o nosso sistema educacional que deveria privilegiar o teste vocacional, a aptidão que deveria ser conhecida desde a tenra idade.

Por isto é importante a DIVERSIDADE na equipe de trabalho, seja de atendimento ou qualquer outra área. Qualquer pessoa que entre no seu negócio precisa se sentir reconhecida e bem-vinda. Portanto, no que se refere a atendimento a clientes, precisamos de pessoas de todos os perfis. O ponto-de-venda gera identificação com cada um. Então, não se esqueça, pequenos gestos podem mudar o mundo.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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