O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) administra aproximadamente 3,5 mil quilômetros de rodovias estaduais somente nas regiões Noroeste e Centro-Oeste, o que integra execução de obras e também manutenção e conservação do pavimento e faixa de domínio.
A SRNoroeste tem sede em Maringá e três escritórios regionais: Centro, em Campo Mourão; Caiuá, em Paranavaí; e Entre Rios, em Cruzeiro do Oeste. As quatro regionais são responsáveis atualmente por um orçamento de mais de R$ 1 bilhão, o que incluiu obras como: a duplicação da PR-317 e o Trevo do Catuaí.
A duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu está em andamento e prevê um trecho de 21,82 quilômetros, que engloba também cinco quilômetros de vias marginais, três viadutos, 10 retornos em nível e duas passarelas, além de galerias celulares, passa fauna e nova sinalização horizontal e vertical. O investimento no trecho será de R$ 183.456.873,42.
O anteprojeto da obra foi doado pela Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), sendo usado como base para a licitação dos projetos e da execução da duplicação na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi).
Já a modernização do Trevo do Catuaí atualmente está em etapa de conclusão a elaboração de projeto do contrato, que é integrado e inclui a execução da obra também.
A obra vai substituir o atual Trevo do Catuaí nas proximidades do Shopping Catuaí por uma interseção em desnível, que terá o nome Divanir Braz Palma.
A BR-376 será rebaixada, integrando a implantação de duas passagens superiores, ligando a PR-317 e a avenida João Pereira, que servirão como uma rotatória para acessar vias municipais e comércios locais. Estão previstas ainda duas passarelas para pedestres e vias marginais na BR-376.
O lugar é um dos principais pontos de congestionamento na Cidade, com tráfego local, tráfego de longa distância e acessos a grandes empreendimentos comerciais concentrados na mesma interseção em nível, considerado um ponto crítico da avenida Colombo, denominação municipal para o trecho urbano da BR-376 em Maringá.
Da Redação
Foto – Reprodução