Mudanças serão feitas para melhorar o tráfego no centro da Cidade, sendo que algumas já começaram, como, a rua Piratininga que mudou de sentido em alguns trechos. Também foi instalado um semáforo no cruzamento com avenida XV de Novembro.
Além disso, as alterações continuam na rua, serão instalados mais semáforos. Os concretos da avenida Brasil serão retirados, assim a rua vai seguir em mão única, com uma via rápida, da avenida Tiradentes até a avenida Colombo. A rua vereador Basílio Sautchuck bem como a rua Piratininga deve ser tornar uma via rápida, tornando uma ligação direta da avenida Tiradentes a avenida Colombo.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a intenção é desafogar um pouco a avenida Herval. “Apesar de ser um binário, são quatro faixas, está um pouco saturado, principalmente no entorno do Terminal Intermodal. Então nós vamos criar uma via paralela, uma ligação direta para desafogar a Herval. A gente faz um binário com a rua vereador Basílio Sautchuck, que terá sentido inverso, que começa na Tiradentes e acaba na avenida Colombo. Será necessário instalar seis semáforos, o principal deles na avenida Brasil, que será retirada a barreira de concreto e colocado o semáforo. Outros semáforos serão instalados na avenida Santos Dumont, Joubert de Carvalho, XV de Novembro e avenida Tamandaré”, diz.
Desse modo, a rua Machado de Assis deve ser tornar uma via de mão única. A rua é a continuação da avenida Carneiro Leão. Mais para frente se torna a rua Castro Alves e segue até a avenida Paranavaí.
Ainda de acordo com Purpur, o cruzamento da avenida 19 de Dezembro com a Carneiro Leão é um cruzamento completo por causa das conversões à esquerda. “Tem muitas linhas do ônibus intermunicipal que passam ali e na hora de fazer conversão à esquerda acaba travando o trânsito. Também está previsto um binário neste primeiro semestre na rua Castro Alves, então quem estiver trafegando pela avenida Carneiro Leão, chegando na avenida 19 de Dezembro naquele eixo até a praça Ivaí vai ser transformado em mão única.”
REDUÇÃO
Ontem, no Paço Municipal, o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, apresentou números que revelam a redução significativa de mortes no trânsito de Maringá, que são os mais baixos no período.
A quantidade é referente a uma pesquisa realizada desde a gestão 1997/2000; naquele período foram 203 mortes. De 2001 a 2004 foram 254. O maior número de mortes foi em 2005/2008: 274. Em 2009/2012, 266 mortes; 2013 a 2016 foram 174; 2017/2020 foram 170 óbitos; e na atual administração (2021/2023, mais janeiro e previsão histórica para 2024) foram 163 mortes, que é considerado o mais baixo em sete gestões.
Da Redação
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