“Eu vi a mulher preparando outra pessoa. O tempo parou para eu olhar para aquela barriga.” Caetano Veloso
TEMPO
Finalmente a obra da reforma da creche do Conjunto Thaís foi retomada. Não importa que ficou 5 anos paralisada, com as crianças tendo de ser levadas para creches de outros bairros distantes, o importante é que deverá ficar pronta antes de outubro. Será que dará tempo.
VIU
Uma pessoa que mora próximo do CMEI Zeferino Krukoski, no Thaís, diz que viu criança nascer, crescer, e passar da idade de frequentar a creche do seu bairro, que só estava sendo reformada.
REGISTRO
As pesquisas eleitorais, tão divulgadas no ano passado, mas a partir do início deste passou a ser exigido o registro no TRE para suas divulgações, e então não foram mais publicadas. Será que a exigência de apresentação dos critérios técnicos das pesquisas eleitorais interfere nos resultados? Vamos aguardar a próxima pesquisa.
SAGA
Os empresários da educação, Evandro de Oliveira, da Unifamma, e Wilson Mattos, da Unicesumar, continuam as suas sagas para montar as chapas de vereadores de seus partidos, PSDB e Podemos, respectivamente. Convidam, convidam, mas não está fácil de convencer os convidados a serem candidatos.
COMANDO
O partido Republicanos de Sarandi deverá ter o mesmo rumo do Republicanos de Floresta, ou seja, irá para o comando de aliados do deputado Ricardo Barros. E os comentários são de que Ricardo Barros já conversou com o vereador delegado Luiz Alves, que é do Republicanos maringaense, sobre o comando do partido aqui na cidade.
ENCONTRO
O presidente Biden, cometeu uma gafe, e disse que se encontrou “recentemente” com o ex-presidente da França Mitterrand, que morreu em 1996. Tem gente dizendo que o presidente francês já está preparando a sala de visita.
TURISMO EM ALTA
O turismo paranaense foi responsável pela ocupação de 6.728 pessoas no mercado de trabalho formal do Paraná em 2023. Os setores de alimentação e hospedagem foram responsáveis por mais da metade das contratações com carteira assinada, englobando 74% do total de vagas.
ALARMANTE
As denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023. Foram 71.867 queixas no ano passado, número 28% superior ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias). Em relação a 2022, houve alta de 77,1%. Os dados são da organização não governamental (ONG) Safernet.
PISO
Mais uma vez, o piso paranaense ficou no topo do ranking nacional. Com um reajuste médio de 6%, os valores estabelecidos variam entre R$ 1.856,94 e R$ 2.134,88, conforme a ocupação dos trabalhadores.