Início Destaques do Dia Maringá registra morte por coronavírus e tem quase 500 casos confirmados

Maringá registra morte por coronavírus e tem quase 500 casos confirmados

Os casos de coronavírus continuam sendo confirmados em Maringá. Segundo a Secretaria de Saúde foram registrados 47 casos da doença na última terça-feira (6). Nos últimos 14 dias são quase 500 casos. No 24 de janeiro foram 19 casos. No dia seguinte foram 30. No dia 26 foram 43. Já no dia 27 foram 25, no dia 28 foram 21. No dia 29 foram somente dois. No dia 30 foram 59. No dia 31 foram 63. No dia primeiro deste mês foram 58. No dia 2 foram 39.  No dia 3 foram 53 casos. No dia 4 foram 16 e no dia 5 foram 10.

O boletim divulgado ainda confirma um óbito por complicações da doença, sendo um homem de 81 anos com comorbidade, que faleceu no dia 25 de janeiro. Seis pessoas estão internadas atualmente no município, que tem 286 casos ativos.

VACINAÇÃO
A Secretaria de Saúde iniciou mês passado a nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 definida pelo Ministério da Saúde. Agora, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos e gestantes e puérperas deverão receber uma dose semestral da vacina, de acordo com intervalo estabelecido. Também haverá reforço anual para alguns grupos prioritários e a vacinação contra a Covid-19 será incluída no Calendário Básico de Vacinação Infantil.

O imunizante contra a Covid-19 será anual para pessoas com 12 anos ou mais dos seguintes grupos prioritários em 2024: pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destas instituições; indígenas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

Se já tiver uma dose, poderá receber o reforço em 2024 com intervalo de 4 semanas da última aplicação. Se já tiver recebido duas doses ou mais anteriormente, deverá respeitar intervalo de seis meses desde a última vacina para receber reforço em 2024. Se a pessoa nunca tiver se vacinado, deverá receber duas doses, com intervalo de 4 semanas, e encerrar o esquema de 2024.  

Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas acima de 12 anos e imunocomprometidos devem receber uma dose da vacina contra Covid-19 a cada seis meses em 2024.

O Ministério da Saúde não recomenda neste momento a vacinação para a população em geral de 5 anos a 59 anos e que não está inclusa nos grupos prioritários. Caso a pessoa opte por se vacinar, poderá iniciar ou completar o esquema com apenas a 1ª e 2ª dose, respeitando intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses. No entanto, quem já recebeu ao menos duas doses não será vacinado. 

A aplicação da vacina contra a Covid-19 para todos os públicos segue em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As UBSs Pinheiros e Quebec atendem em horário estendido, até às 20h30, e a UBS Zona Sul até às 19h30. Para se vacinar é necessário apresentar documentos pessoais, CPF e carteirinha de vacinação. 

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: