O Procon, com apoio da Polícia Civil, suspendeu ontem as atividades de uma financeira no centro de Maringá, o Solucionador, por causa de um grande volume de reclamações registradas por pessoas que fizeram renegociações de dívidas e não tiveram os casos resolvidos. Em algumas situações, a dívida ainda cresceu. A empresa também teve os mesmos problemas em outros municípios do Estado.
Entre as irregularidades, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), estão estimular a inadimplência, vantagem abusiva, falha na prestação de serviços, entre outros. Há ainda casos de não fornecimento de nota fiscal dos serviços prestados, recibos fornecidos para clientes de Maringá com dados da empresa de outras comarcas, entre outras situações.
No Procon existem mais de 300 procedimentos registrados e em andamento. Apenas entre maio de 2022 e junho do ano passado foram registrados 69 casos contra a empresa. Essa não é a primeira vez que o órgão de defesa do consumidor atua em casos sobre a empresa. Em julho de 2023 foi aplicada uma multa de R$ 121 mil.
Desde a autuação foram registrados 56 novos casos de vítimas declarando que a empresa não estaria cumprindo com os serviços contratados pelos clientes.
A suspensão foi informada aos responsáveis da empresa sob pena de multa diária de R$ 12 mil em caso de descumprimento. A empresa precisa ficar fechada e sem atendimento. Foi realizada documentação pedindo informações e respostas para 17 itens especificados na investigação, notificação e autuação pelo Procon. A empresa tem 30 dias para responder.
Da Redação
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