Início Destaques do Dia Município conquista selo ouro de Referência em Atendimento

Município conquista selo ouro de Referência em Atendimento

Gestores de Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) e Salas do Empreendedor do Paraná participaram do WE, encontro organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) nos dias 21 e 22 deste mês em Curitiba. 603 participantes de todas as regiões do Estado estiveram presentes.
O ponto alto da programação foi na última quinta-feira, com a premiação do Selo de Referência em Atendimento 2023 e o lançamento da edição 2024 do Selo. Maringá conquistou o Selo Ouro.

Maringá chegou a 44,5 mil registros de microempreendedores individuais (MEIs) em 2023. O número representa um crescimento de cerca de 43% em relação a 2020, quando o município tinha 31 mil MEIs.

No ano passado, a Prefeitura de Maringá, por meio do Espaço do Empreendedor da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), realizou 16 mil atendimentos a microempreendedores individuais ou profissionais interessados em fazer a regularização.

Entre os projetos do município que impulsionam o empreendedorismo está o ′Empreend+ Maringá′, programa de capacitação profissional gratuita desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae. No ano passado, o projeto impactou mais de 600 pessoas, que receberam os certificados de participação no final do ano. 

Atualmente, a atividade com mais registros de MEIs na cidade é promoção de vendas, com cerca de 3,8 mil registros. Na sequência, aparecem as atividades de cabeleireiro (2,9 mil), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (2,2 mil), preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (1,8 mil) e obras de alvenaria (1,7 mil). No total, o Espaço do Empreendedor registra 317 atividades diferentes de MEIs.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni revelou a importância dos canais no fortalecimento do ambiente de negócios. “Os parceiros nesses canais nos ajudam no atendimento direto e conhecem as demandas dos empreendedores lá nos seus municípios. Nada melhor do que ter essas capacitações e reconhecimento para estimular a evolução dessa rede dedicada aos pequenos negócios.”

Ao todo o Paraná tem 373 Salas do Empreendedor em 360 cidades pelo Estado. Elas são feitas por meio de parcerias entre prefeituras e Sebrae/PR. No ano passado 346 espaços participaram do Selo Sebrae Referência em Atendimento. Destas, 266 salas possuem a certificação. São 157 salas com Selo Ouro, 74 salas com Selo Prata e 35 com Selo Bronze.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto celebrou a entrega das certificações. “É necessário ter um desenvolvimento local de modo que auxilie os pequenos negócios a gerar renda, emprego e o desenvolvimento onde estão inseridos. Nada melhor do que realizar a entrega do Selo de Referência no Atendimento para reconhecer o trabalho de excelência que é desenvolvido nesses espaços, bem como valorizar nossos parceiros nesta grande rede estadual”, diz.

Juntas, as Salas do Empreendedor do Paraná totalizaram mais de 220 mil atendimentos em 2023, sendo mais de 5,4 mil soluções oferecidas a 190 mil empresas atendidas.

PONTOS DE ATENDIMENTO

O Estado tem 79 Pontos de Atendimento, situados em 77 municípios. Resultado da parceria de instituições empresariais com o Sebrae/PR, os Pontos de Atendimento registraram no ano passado 27 mil atendimentos. Com isso, são responsáveis por definir uma rede de suporte local, com o propósito de oferecer o empreendedorismo em todo o Estado, com foco na contribuição para o crescimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas paranaenses.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: