Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho…”
(Caetano Veloso)

PALANQUE
Na reunião partidária realizada pelo Podemos, a presença do pré-candidato a prefeito Sílvio Barros (PP) já era certa pois terá o partido como base de apoio, ok. Mas a presença do, também pré-candidato a prefeito, Homero Marchese chamou bastante a atenção dos participantes. Na política a coisa é assim mesmo, Sílvio e Homero no mesmo “palanque” onde reinou a cortesia.

SOZINHO
Existem comentários sobre o fato do vice-prefeito Edson Scabora estar circulando pela cidade muito “sozinho” e, principalmente, sem a companhia do prefeito Ulisses Maia. Tem gente que diz que a distância é necessária.

INCÓGNITA
Com o final do prazo para as filiações partidárias sempre acontece algumas surpresas, mas a grande incógnita no momento é o “rumo” do ex-diretor do Procon, o vereador Flávio Mantovani. Já falou-se que ele seria candidato a prefeito, a vice-prefeito ou para a reeleição de vereador mesmo. Uma coisa é certa, como se afastou do Procon cumprindo a legislação eleitoral, pré-candidato ele é.

POSITIVA
Uma pesquisa apontou que o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, tem uma avaliação positiva entre os internautas, com excelente percentual de 75%. Do instagran ao tik- tok, nosso prefeito vai muito bem mesmo. Ele tem o carisma da galera dentro e fora das redes sociais.

LIGAÇÕES
O próximo prefeito da cidade terá uma missão em que vai precisar trabalhar muito para fazer diversas interligações entre os bairros e outras mais “esticadas” sentido bairro-centro. Maringá cresce e essa é uma demanda recorrente e urgente para melhorar a questão do trânsito.

SEGURANÇA
A notícia de que está em andamento a criação de um Batalhão de Polícia Militar em Sarandi é muito boa para a segurança de toda a nossa região, e vai desafogar o Batalhão de Maringá, pelo menos é o que se espera.

SINAL
Conversando com um chefe de segurança de uma das grandes redes de supermercados da cidade, ele comentou que tem aumentado muito os furtos nos mercados. O pessoal leva de tudo e as vezes em quantidade, o que pode ser sinal da dificuldade financeira de muita gente.

AGUARDADAS
Há duas decisões importantes sendo tomadas pela Justiça nesta semana. Uma está no STF e é sobre o artigo 142 da Constituição, que regula o que são as Forças Armadas e em que condições podem ser convocadas pelos Poderes da República. Outra está no TRE/PR e é sobre abuso de poder econômico na pré-campanha para o Senado realizada por Sergio Moro.

LEGISLAÇÃO
Não temos vigente no país uma legislação sobre quanto se pode gastar ou não durante a pré-campanha. Esse é um problema recorrente, e grave, que impede que todos os candidatos sejam julgados com os mesmos critérios. Depois do julgamento de Moro, quem sabe haverá uma lei bem detalhada sobre o assunto.

DEVER
Se o Congresso tivesse reescrito o artigo 142, o risco corrido pela democracia teria sido menor. Se tivesse criado legislação para a pré-campanha, o julgamento de Moro não teria tanta publicidade e não teria gerado tanta expectativa por parte daqueles que estão de olho na cadeira do maringaense.

COMPARTILHE: