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Cidade é a 39ª que mais vendeu carros elétricos

Curitiba, 19 de outubro de 2022 - Carregamento de carro elétrico no Palácio Iguaçu. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

A número de carros elétricos vendidos no Paraná cresceu 123% nos três primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2023. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) de janeiro a março deste ano foram comercializados 2.232 veículos leves eletrificados no Estado, enquanto no mesmo período do ano anterior houve 1.001 emplacamentos. Diante disso, três municípios paranaenses estão entre as 50 cidades brasileiras que mais venderam carros elétricos. Maringá surge na 39ª posição, com 177 unidades.  Curitiba é a quinta cidade do País e a primeira do Sul do Brasil com mais carros eletrificados emplacados no primeiro trimestre do ano, com 1.117 unidades, ficando atrás de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Londrina também está na lista, na 36ª posição nacional, com 201.

Os números fazem do Paraná o sexto estado que mais emplaca veículos eletrificados, com 6,18% da participação nacional no trimestre, atrás somente de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

Os carros eletrificados representam 7% do total de vendas do setor automotivo de veículos leves no Estado, conforme dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Apenas no mês passado foram 789 carros elétricos comprados no Paraná, o que significa 30,4% de crescimento em relação a fevereiro e 122% frente ao mesmo mês do ano passado, reforçando o movimento de evolução frequente na compra destes veículos.

BRASIL 

Em todo o Brasil, o aumento no trimestre em relação ao mesmo período de 2023, foi de 145%, com 36.090 unidades vendidas. Considerando somente o mês de março, foram comercializadas 13.613 unidades. Com isso, representa um aumento nas vendas em todo o Brasil, que foi de 127% em relação ao mesmo mês do ano anterior (5.989 unidades). Na comparação com fevereiro deste ano, que registrou 10.453 unidades, o aumento foi de 40,5%.

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico revelou que 68,5% dos carros comercializados no trimestre foram das tecnologias BEV, sigla em inglês para “Veículo Elétrico a Bateria” ou PHEV, sigla para “Veículo Híbrido Plugável”, os chamados carros plug-in que precisam de recarga externa. O restante do mercado é formado por modelos híbridos que utilizam motores elétricos no auxílio aos motores à combustão e não precisam de recarregamento externo. (Da Redação)

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