Uma operação integrada feita ontem em um supermercado da Zona Norte de Maringá com o Procon e a Vigilância Sanitária flagrou mais de 250 quilos de alimentos irregulares.
Da parte do Procon foram 110 embalagens somando cerca de 45 quilos de alimentos. Entre eles queijo, charque, iogurte, pão, sopa, requeijão, creme de leite, pipoca, entre outros. Entre os problemas estavam validade vencida, embalagem aberta e alimentos com bolor. Todos os produtos foram descartados. O estabelecimento receberá uma multa com base na quantia de alimentos irregulares, tamanho do lugar e gravidade do caso.
De acordo com o coordenador do Procon, Edjalma Alves “os estabelecimentos precisam ter um cuidado a mais com a venda de alimentos. Se o consumidor ingerir algum produto estragado, pode adoecer e até morrer dependendo da gravidade.”
Já com a Vigilância Sanitária foram mais de 210 quilos de carne apreendidos, em que 52 quilos foram descartados na hora por não terem selo de inspeção comprovando origem, nem de informações de validade. O restante, como congelados, ficou lacrado em um freezer para que o estabelecimento possa enviar a documentação comprovando a origem. Assim, será aberto um procedimento administrativo com chance de multa.
A câmara fria também foi interditada por não ter instalações corretas à manipulação de carnes e frios. O responsável foi orientado para reparar os problemas e voltar a utilizar o setor.
O supermercado é reincidente no problema, tanto com o Procon quanto com a Vigilância Sanitária. Essa foi a terceira operação deste mês em supermercados. Quem flagrar alguma irregularidade pode denunciar no telefone 151 ou pessoalmente na sede do Procon, que fica na esquina das avenidas Horácio Raccanello Filho com a Herval.
EXPOINGÁ
O Procon estará presente na Expoingá 2024 desde a abertura, no dia 9 de maio até o encerramento no dia 19. O órgão de defesa do consumidor também estará com a unidade móvel dentro do evento, próximo do Pavilhão Azul.
Com base nas ações da edição de 2023, o Procon já realizou duas reuniões neste mês com a Sociedade Rural de Maringá (SRM) para evitar problemas acerca de relações de consumo no evento.
Dessa forma, entre os assuntos discutidos nos encontros estavam preços dos produtos alimentícios e bebidas, respeitar a tabela de preços e não praticar preços abusivos, divulgação clara e em lugares visíveis dos preços em cardápio, cartaz, banner e poster, palestra aos vendedores, donos e funcionários de barracas para explicar sobre procedimentos corretos nas relações de consumo, verificação dos contratos de comercialização dos produtos entre fornecedores e vendedores e verificação das notas fiscais de compra e venda dos produtos.
O Procon reforça que mantém contato próximo com a diretoria da SRM. “Queremos que todos se divirtam durante o evento, que atrai muitas pessoas, inclusive de toda a região maringaense, mas, que as normas do Código de Defesa do Consumidor sejam respeitadas”, afirma o coordenador do Procon, Edjalma Alves.
No momento, o Procon não dará entrevistas a respeito do tema, pois existem outros procedimentos em andamento. Assim que os comerciantes e barraqueiros estiverem no município para o evento, a palestra terá data, horário e lugar divulgados.
AUTUAÇÃO
Em 2023 o Procon atendeu denúncias de consumidores, vistoriou e até multou a distribuidora de bebidas do evento. Quem flagrar alguma irregularidade deve registrar denúncia no telefone 151 ou pessoalmente na sede do Procon.
Além disso, comentários em redes sociais, como páginas do Instagram e Facebook não geram registros no Procon, pois as reclamações precisam ser oficialmente registradas e encaminhadas ao setor responsável, para que caso a empresa ou alvo da denúncia questione o Procon, ter como comprovar que a vistoria e/ou fiscalização foi motivada por uma denúncia registrada por um consumidor.
Da Redação
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