Início Maringá Edital do Parque Tecnológico da Saúde é lançado pelo Estado

Edital do Parque Tecnológico da Saúde é lançado pelo Estado

O governador em exercício Darci Piana apresentou ontem o edital de licitação para construir o Parque Tecnológico da Saúde de Maringá. A atitude é coordenada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e pretende atrair empresas especializadas para a pesquisa e desenvolvimento de produtos de ponta na área da saúde, como medicamentos e imunizantes.

O plano de implantação do parque foi apresentado para a comunidade empresarial do município, em evento no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), com detalhes de como será a futura infraestrutura do parque tecnológico.

Conforme Piana, a iniciativa mostra a importância do alinhamento entre o setor público e o setor privado para o desenvolvimento de pesquisas e produtos na área da saúde. “Mais uma vez estamos vendo sair do papel um sonho que se arrastava há anos. Vamos ter grandes laboratórios aqui produzindo vacinas e medicamentos. Este tipo de parceria é um exemplo para o Brasil, que vai ajudar a ampliar o atendimento de saúde à população, com avanço de pesquisas e barateamento de medicamentos.”

O edital prevê o processo licitatório das obras para implantar a infraestrutura do parque tecnológico, o que engloba o asfaltamento e cercamento da área e a construção de um prédio administrativo e central de utilidades, dentre outras edificações necessárias para o funcionamento do parque. Por ser uma licitação, o valor do investimento ficará em sigilo até a determinação da proposta vencedora com base nos critérios técnicos exigidos.

“O Tecpar cada vez mais se consolida como um dos grandes laboratórios parceiros da saúde pública brasileira, ao lado de Fiocruz, do Rio de Janeiro, e Instituto Butantã, de São Paulo. Este lançamento reforça esta vocação. Todos os ativos de ciência e tecnologia do Paraná, públicos e privados, estão animados com os frutos que os trabalhos deste parque podem render para a sociedade”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

O edital prevê que as propostas das empresas interessadas na construção do parque sejam apresentadas até 4 de junho. A previsão é que a obra seja executada em até dois anos.

“Ver este projeto avançar é motivo de muita alegria para a toda a comunidade paranaense, especialmente para o povo de Maringá. É um sonho da cidade, que há muito tempo planejava este empreendimento, que muito em breve vai se realizar”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

REFERÊNCIA 

Para o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, as atividades do parque farão de Maringá um polo de referência no País na pesquisa em saúde e no desenvolvimento de produtos. “Hoje, o Brasil importa mais de 50% daquilo que é utilizado no setor de saúde, como, medicamentos, fármacos e equipamentos. Com esse projeto, estaremos menos dependentes de produtos e insumos de fora.”

O espaço, que ficará em um terreno transferido pela municipalidade ao instituto deverá atrair empresas ligadas à produção de produtos médicos e farmacológicos, em uma estratégia alinhada ao Governo do Estado e que consolida o Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma parceria que nos orgulha muito. Ele ficará em uma área de 100 mil metros quadrados, que vai abrigar empresas que vão colaborar muito no desenvolvimento de produtos e pesquisas em saúde”, afirma o prefeito Ulisses Maia.

A escolha por Maringá também visa a interiorização da estrutura do Tecpar, com possibilidade de integração com as empresas e universidades locais. O projeto prevê a transferência de tecnologias das empresas do parque e o instituto.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: