Início Colunistas  “Percebi que tudo tem limites”

 “Percebi que tudo tem limites”

Se você deseja construir espaço em sua vida para aproveitar o melhor da vida, de forma equilibrada e feliz, do jeitinho que Deus sonhou para você, você precisa se lembrar de que é apenas humano. Você não é um deus invencível e tem limitações!

O Salmo 119:96 traz uma afirmação preciosa. Diz: “Percebi que tudo tem limites”. Às vezes, a gente acha que pode tudo. E não faltam pessoas espalhando a ideia de que podemos tudo… Mas esse discurso frequentemente omite a grande verdade: temos limites.

Eu acredito no esforço. Defendo a importância de se esforçar. Mas gente que se conhece é gente que também sabe qual é o seu limite. Em tudo que fazemos, devemos dar o nosso melhor. Mas dar o nosso melhor significa dar o que temos; não aquilo que não temos.

Infelizmente, muitas vezes subestimamos nossos limites. Superestimamos nossas habilidades e subestimamos os obstáculos e o tempo necessário para realizar uma tarefa.

Em primeiro lugar, você tem limitações físicas. Não é possível passar seis meses sem comida, não importa o quanto você tente. Não é possível sequer ter saúde se não se alimentar direitinho todos os dias. Se não ingerir a quantidade necessária de alimentos, vai adoecer, perder saúde e energia. Então, entenda: mesmo o pensamento mais positivo não pode superar seus limites físicos.

Segundo, você também tem limitações emocionais. É difícil reconhecê-las em nossa própria vida. Mas existem limites emocionais. Muitas pessoas tentam resolver seus próprios problemas e até os problemas dos outros. Quando se dão conta, estão doentes. Por isso, reflita, quantos problemas emocionais você pode suportar? Provavelmente, não tantos quanto imagina.

Terceiro, você também tem limitações mentais. A mídia bombardeia nossa mente com novas informações constantemente. Como resultado, muitas pessoas estão ansiosas, frustradas por não darem conta de consumir todas as informações disponíveis, fazer todos os cursos que parecem necessários. Estão mentalmente exaustas e não conseguem lidar com mais nada. As pessoas estão quase surtando e ainda sob pressão para saberem coisas que, inclusive, não farão diferença alguma em suas vidas. Entenda: nosso cérebro consegue absorver muita informação, mas tem limites.

Quarto, você tem limitações de habilidades. Por mais que seja possível aprender praticamente tudo, repare, algumas coisas são fáceis demais para você; outras não. Tem coisas que você faz porque precisa fazer, mas te dão muito trabalho. Talvez se comunicar seja fácil demais para você, mas organização e planejamento são coisas que simplesmente não funcionam na sua vida. Podemos melhorar naquilo que não somos bons, mas talvez nunca seja natural para nós e tampouco nos tornemos especialistas.

Quinto, um limite óbvio, mas que geralmente fazemos questão de ignorar. E, ao ignorar, sofremos com ansiedade, estresse e não vemos a vida passar. De qual limite estou falando? Do tempo. Você e eu temos limitações de tempo. Não importa quantos cursos de gestão do tempo você faça, sempre terá apenas 24 horas por dia e precisará dormir em parte desse tempo.

Ou seja, o tempo é um limitador. Tem coisas que você simplesmente terá que deixar de fazer por falta de tempo. Se não entender isso, não aceitar que algumas coisas precisam ficar fora da sua rotina, nunca vai viver bem – nunca será feliz e nunca terá bons relacionamentos.

Talvez você pense: “Seria ótimo se Deus me avisasse quando estou chegando ao meu limite”.

Deus já nos deu um sinal de alerta! Isso se manifesta de diferentes maneiras: dor, cansaço, estresse, perda de alegria, irritabilidade. Quando você sentir qualquer um desses sintomas, é bem possível que você esteja sobrecarregado e ultrapassou algum tipo de limite em sua vida.

Pegou a ideia?

Quer construir uma vida boa, abundante, feliz? Reconheça seus limites; dê o seu melhor, mas não esqueça que você também precisa se respeitar. E, ao se respeitar, descanse.


Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: