Início Destaques do Dia Saúde amplia número de UBSs para vacinação

Saúde amplia número de UBSs para vacinação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Quebec, Zona 7 e Zona Sul estarão abertas das 8h às 13h, neste sábado, com aplicação de todos os imunizantes, incluindo do coronavírus. Para se vacinar é preciso apresentar documentos pessoais, CPF e carteirinha de vacinação.

Para a secretária de Saúde, Karina Rissardo, é importante as pessoas procurarem as UBSs para avaliação do esquema vacinal. “Estamos com vacinações muito importantes, como da gripe para todas as pessoas acima dos seis meses de idade, contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e a nova vacina atualizada da Covid-19 para grupos prioritários. Reforço meu apelo para que toda a comunidade aproveite as unidades abertas para se vacinar.”

Além da aplicação das vacinas de campanhas, como da gripe, Covid-19 e dengue, as Unidades Básicas de Saúde vão avaliar carteirinhas de vacinação para aplicação de imunizantes de rotina.  

VACINA ATUALIZADA

A Secretaria de Saúde de Maringá recebeu na última terça-feira um novo lote de vacinas atualizadas contra a Covid-19. A remessa entregue pela 15ª Regional de Saúde é do imunizante Spikevax monovalente da Moderna, que foi atualizado para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5. A vacinação com o imunizante começou ontem, às 13h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacina está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos e grupos prioritários. 

A partir de agora, todos os grupos prioritários serão imunizados somente com a vacina atualizada, incluindo crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Para as crianças, a orientação é que os pais levem os filhos às UBSs para avaliação do esquema vacinal, mesmo que já receberam três doses anteriormente. Há necessidade de receber o novo imunizante, que protege contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5.

Com isso, a recomendação é que todas as pessoas dos grupos prioritários procurem as UBSs para receber a nova vacina, independentemente do esquema vacinal anterior. Para ser imunizado é preciso respeitar intervalo de três meses da dose anterior de qualquer vacina contra o coronavírus.

A aplicação da vacina contra a Covid-19 para todos os públicos ocorrerá em todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As UBSs Pinheiros e Quebec atendem em horário estendido, até às 20h30. Para se imunizar é necessário apresentar documentos pessoais, CPF e carteirinha de vacinação.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: